Servidores comissionados de São Paulo serão avaliados

A Tribuna/Santos

qui, 18/06/2009 - 9h34 | Do Portal do Governo

Ocupantes de cargos de confiança no Estado de São Paulo passarão agora por avaliação. Trata-se do primeiro processo de Certificação Ocupacional, instituído por decreto pelo governador José Serra para atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos servidores. Inicialmente, serão avaliados 201 profissionais das áreas de Educação e Saúde.

Os atuais 91 servidores comissionados que atuam no cargo de dirigente regional de ensino da secretaria da Educação serão os primeiros a realizar o exame, em julho. O edital com as regras foi publicado no Diário Oficial do Estado da quarta-feira.

Em uma segunda etapa, outros 55 servidores da pasta da Saúde, que atuam como diretores de hospitais (38) e diretores regionais de saúde (17), participarão do processo de certificação, também em julho. As regras e as datas dessa avaliação serão divulgadas também por meio de edital no Diário Oficial no próximo mês.

O funcionário comissionado que não obtiver o certificado na primeira tentativa terá uma nova oportunidade, após passar por curso de aperfeiçoamento na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Secretaria de Gestão Pública. Caso ele não seja aprovado na segunda vez, ficará impossibilitado de permanecer no cargo.

“Esta ação integra o conjunto de medidas do governo com foco na profissionalização da força de trabalho e na melhoria do padrão de excelência dos serviços públicos”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Exames serão feitos pela internet

Os exames da Certificação Ocupacional serão realizados on-line em ambiente web, em centros de testes da Fundação Getúlio Vargas. Para o cargo de dirigente regional de ensino, a data e o local da prova deverão ser escolhidos pelos participantes durante o período de 13 de julho a 4 de agosto.

São 14 centros, localizados nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos.

A primeira avaliação será a prova de múltipla escolha, que abordará gestão pedagógica, gestão de demanda escolar e gestão de processos administrativos. A bibliografia pertinente a cada tema indicado para o exame consta do edital. A prova terá 40 questões objetivas e duração máxima de 3 horas.

Na sequência, os servidores realizarão o inventário comportamental, que apontará as características de comportamento do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão. Serão 40 questões com duração de até uma hora.

A partir do dia 14 de agosto, o resultado estará disponível para consulta dos participantes. A Certificação Ocupacional tem validade de três anos.

Banco de certificados

De acordo com o decreto nº 53.254, de 21 de julho de 2008 do governador José Serra, somente profissionais certificados poderão ocupar os cargos comissionados de dirigente regional de ensino, diretor de hospital e diretor regional de saúde.

Dessa forma, com o objetivo de criar um Banco de Certificados para esses cargos, também haverá a abertura de 354 vagas para profissionais interessados em participar dos processos de Certificação Ocupacional.

Para formar o Banco de Certificados do cargo de dirigente regional de ensino estarão disponíveis 212 vagas para servidores públicos estaduais da Secretaria da Educação.

Para participar, é necessário ser titular no cargo de supervisor de ensino ou diretor de escola de uma única unidade por pelo menos três anos, além dos requisitos técnicos já utilizados atualmente.

Os interessados deverão fazer a pré-inscrição entre os dias 17 e 23 de junho, pelo site www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp/. Quem se cadastrar deverá encaminhar documentação referente à sua formação acadêmica e profissional para a Diretoria de Ensino da sua região até o dia 25 de junho.

Na área da Saúde, o edital com os requisitos necessários para participação e o calendários das etapas da Certificação Ocupacional estará disponível em julho.