Servidor estadual já pode pleitear imóveis da CDHU

Jornal da Tarde - Terça-feira, 24 de abril de 2007

ter, 24/04/2007 - 13h31 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

A Secretaria de Estado da Habitação abriu ontem as inscrições do Programa Habitacional de Integração (PHAI). Mais de 700 apartamentos localizados em dois endereços do bairro do Sacomã, na Zona Sul da Capital, estão sendo oferecidos aos servidores públicos estaduais da ativa com preços e condições de pagamento mais acessíveis que os de mercado.

Os interessados devem, preferencialmente, trabalhar ou residir na região do Sacomã e serão escolhidos por sorteio eletrônico. As inscrições vão até o dia 6 de junho pelo site.

Lançado há cerca de duas semanas pelo governador José Serra, o programa tem como objetivo facilitar a aquisição da casa própria aos servidores estaduais por meio de uma parceria entre as secretarias de Habitação, Gestão Pública e o Banco Nossa Caixa. Ao todo, serão vendidas 721 moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU): 484 unidades na Avenida Padre Arlindo Vieira, 2.805, e outras 337 construídas na Rua Giacomo Cozzarelli, s/n, ambas no Sacomã.

Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O valor de cada unidade varia entre R$ 47,3 mil e 53,1 mil, com financiamento de 20 anos pela Nossa Caixa, prestações fixas com desconto em folha de pagamento e juros de 6% ao ano. Os servidores poderão utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), da poupança ou financiar 100% do valor do imóvel. Segundo o governo, pelo menos 7% dos apartamentos são reservados a servidores que possuem portador de deficiência na família.

O governo informou ainda que o PHAI vai beneficiar, principalmente, os funcionários das áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação, cerca de 75% do funcionalismo estadual. Para poder se inscrever, é preciso ter família, não possuir casa própria ou financiamento de imóvel, ser servidor público estadual ativo, trabalhar na Região Metropolitana de São Paulo, ter renda familiar de até dez salários mínimos (R$ 3.800) e não ter sido atendido anteriormente pela CDHU. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no site da Companhia.

Primeiramente, serão sorteados todos os servidores que trabalham ou residem no Sacomã e nas imediações, que abrangem os bairros do Ipiranga e Cursino, em São Paulo, e os municípios de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABCD. Na seqüência, serão sorteados os servidores que trabalham na Região Metropolitana de São Paulo. A Secretaria estuda ainda estender o programa a outros segmentos da sociedade em etapas futuras .