Serviços para o desempregado

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 4 de setembro de 2006

seg, 04/09/2006 - 11h06 | Do Portal do Governo

Trabalhador encontra nos centros estatais programas de requalificação e orientações diversas

MARILENA ROCHA, marilena.rocha@grupoestado.com.br

Além de sua atuação como balcão de empregos, os Centros de Apoio ao Trabalho (CAT), Centros de Solidariedade ao Trabalhador (CST)e Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) prestam uma série de outros serviços à população.

Quem quer emprego deve procurar um dos 27 postos espalhados pela Cidade com o RG, CPF e carteira de trabalho. Quem ainda não tem uma pode conseguir a primeira num desses postos.

O trabalhador que acaba de perder o emprego também pode se habilitar a receber o seguro-desemprego numa daqueles postos. Eles também se prestam a dar orientação trabalhista.

Até orientação para redigir o próprio currículo é possível obter nos postos, que também dão dicas de como o candidato a uma vaga deve se comportar numa entrevista. Não usar gírias e nem ficar consultando o relógio estão na lista dos procedimentos que devem ser evitados pelos candidatos.

Outro serviço previsto: cursos de qualificação e empreendedorismo, além de programas específicos para pessoas portadoras de alguma deficiência.

Os postos semanalmente renovam as vagas, mantendo um canal via internet e telefone com as empresas para garantir o maior número possível de oportunidades em todas as áreas para homens e mulheres e em todas as faixas etárias.