Serviços na ponta do mouse

Jornal da Tarde - Informática - Quinta-feira, 11 de novembro de 2004

qui, 11/11/2004 - 9h58 | Do Portal do Governo

Os portais de serviços públicos online são muito úteis: mesmo sem sair de casa, o cidadão pode consultar os sites da Prefeitura e do Governo do Estado para resolver boa parte de suas obrigações. É mais fácil, mais rápido e muito seguro

ROSELI ANDRION

Serviços públicos sempre foram chatos de encarar: filas quilométricas, burocracia, mau humor. É tirar um dia inteiro para resolver aquela pequena parte das obrigações de todo cidadão. Depois da internet, porém, não precisa mais ser assim.

Muitas das tarefas que nos atormentavam já podem ser feitas online em poucos minutos e com um mínimo de chateação. Um computador na mão é suficiente para aquela segunda via de conta, para a pesquisa das multas do automóvel ou para saber a quantas anda o caminho para a aposentadoria.

E já tem muita gente conectada ao governo: em agosto, uma pesquisa do Ibope NetRatings revelou que 37,1% dos 12 milhões de internautas residenciais brasileiros acessam os serviços públicos pela internet. Estamos à frente da Austrália (36,1%), do Japão (33,6%), da França (30,3%), da Espanha (29,6%) e dos Estados Unidos (26,9%).

Para facilitar e disseminar ainda mais o uso desses serviços, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado investiram em um novo desenho e em uma nova estrutura para seus sites de serviços. A principal mudança é a segmentação: basta buscar pelo serviço que se deseja encontrar, sem ser necessário saber a qual secretaria ele pertence.

No Portal da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br), os três anos de experiência resultaram em transformações que, acreditam, vão facilitar a navegação do internauta. “Percebemos quais eram as falhas e tratamos de consertá-las”, conta Juliana Bertolucci, editora do portal. “Para o internauta, é mais importante encontrar o que quer, não saber qual órgão é responsável por aquele serviço.”

Assim, a Prefeitura criou cinco canais: Cidadania (temas relacionados ao dia-a-dia), A Cidade (informações sobre o município de São Paulo), Governo (que reúne os sites dos órgãos municipais), Serviços (com os serviços oferecidos pela Prefeitura agrupados por temas) e Compras (para que fornecedores se relacionem com a Prefeitura).

Já o Governo do Estado preferiu criar um endereço a parte e reunir ali os serviços mais usados pelos cidadãos. Até o nome do canal mudou: é o Portal do Cidadão (www.cidadao.sp.gov.br).

Assim como o cidadão tem um ciclo de vida determinado, a idéia do novo portal usou o conceito de “Linha da Vida” para reunir, de forma coerente, cerca de 300 serviços. Eles estão divididos em 14 tópicos: Meus Filhos, Meus documentos, Procurando Emprego, Abrindo o Próprio Negócio, Meu Carro, Conta e Impostos, Cuidando da Saúde, Recorrendo à Polícia, Viajando, Garantindo Meus Direitos, Mudando de Casa, Cuidando do Meio Ambiente e Aproveitando o Tempo Livre.

Em alguns casos, embora não seja possível fazer o procedimento online (para tirar uma carteira de identidade, por exemplo, é necessário comparecer pessoalmente ao instituto de identificação), o internauta se informa sobre quais são os documentos e procedimentos necessários para aquele serviço.

Antes de sair de casa, vale a pena pesquisar os serviços que se quer usar nos portais dedicados ao cidadão. Assim, economizam-se tempo e paciência, já que os serviços estão cada vez mais rápidas e fáceis ao alcance do clique do mouse.