Serviço de ponta para o coração

Diário de S. Paulo - Domingo, 2 de maio de 2004

seg, 03/05/2004 - 10h10 | Do Portal do Governo

Na Cardiogeriatria pacientes contam com equipamentos modernos e médicos atenciosos

REGIANE MONTEIRO

‘Todo idoso é um cardíaco até que se prove o contrário.’ A frase do cardiologista Maurício Wajngarten, diretor do Serviço de Cardiogeriatria do Instituto do Coração (Incor) reflete os motivos pelos quais as doenças cardiovasculares são as que mais atingem e mais matam os idosos. ‘Para se ter uma idéia, de 30% a 40% dos idosos têm doenças cardiovascular e não sabem’, alerta o especialista.

Essas afirmações são resultado do pioneirismo que fez do Serviço de Cardiogeriatria do Incor o mais importante da rede pública do país. Atualmente, o serviço atende 112 pacientes por dia. São pessoas que conseguiram chegar ao Incor, muitas após uma espera de até seis meses.

Referência

O Serviço de Cardiogeriatria do Incor conta com a vantagem de ter os melhores profissionais e equipamentos para exames dignos dos hospitais particulares como o Albert Einstein. Por ser também referência em pesquisa clínica, o Incor estuda hoje as peculiaridades do coração dos idosos. E, segundo, Wajngarten, as diferenças são muitas.

‘Hoje, podemos contar com três fatores para determinar se uma pessoa terá doença cardíaca: a genética, o estilo de vida e a boa assistência médica’, diz o médico. ‘Também somos os primeiros a estudar a influência das doenças do coração em outras’, diz.

Mesmo com essas diferenças no tratamento, que incluem cada vez mais o diagnóstico precoce de depressão, na prevenção os idosos não precisam procurar novidades. Para eles, vale a mesma regra que para os jovens. Praticar exercícios físicos, evitar a obesidade, controlar o colesterol, a pressão alta e dedicar atenção especial à alimentação. Tudo isso é prevenção e vale para qualquer idade.

Para Wajngarten, a grande mudança do atendimento para o idoso também é saber ouvir e dar valor às emoções, o que quase sempre não acontece nos postos de saúde, até porque não existem profissionais especializados para atender especificamente esse público. ‘É muito importante prestar atenção em tudo isso durane o atendimento ao idoso, o especialista precisa ter carinho. Cuidar de um idoso é cuidar caso a caso’, lembra.

No Serviço de Cardiogeriatria do Incor, o paciente tem atendimento ambulatorial e também recebe encaminhamento para exames nas outras unidades do Hospital das Clínicas, caso necessário. O programa conta com dois leitos no Incor, conquistados recentemente para o serviço.

SERVIÇO

Serviço de Cardiogeriatria do Instituto do Coração (Incor)

Para ter acesso a esse serviço, os pacientes precisam ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento no Incor é terciário, ou seja, para casos mais complexos de doenças das coronárias ou cardiovasculares. A fila de espera do serviço pode chegar a seis meses. O Incor fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44.