Serra propõe de novo tirar Detran do Ibirapuera

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2007

qua, 07/02/2007 - 11h21 | Do Portal do Governo

De O Estado de S.Paulo

Retomando um projeto de sua gestão na Prefeitura, o governador José Serra (PSDB) disse ontem que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) poderá deixar o prédio que ocupa há 48 anos na Avenida Pedro Álvares Cabral, diante do Parque do Ibirapuera, zona sul. Serra afirmou que ainda não há prazo definido para a mudança do departamento. “O plano é ampliar as áreas culturais ao redor do parque”, afirmou, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

O prédio foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer como parte do conjunto arquitetônico do parque, cujo desenho englobava as áreas do Detran e da Assembléia. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) é uma das instituições cotadas para utilizar o espaço. Segundo a Assessoria de Imprensa do MAC, a diretoria já foi procurada pelo Estado para tratar do assunto.

O MAC ocupa metade do 3º andar do prédio da Bienal, no Ibirapuera, área de cerca de 3.000 metros quadrados, e dispõe de outra sede, na Cidade Universitária, de 2.000 m². O espaço pode abrigar no máximo 300 obras em exposição permanente. O museu tem mais de 10 mil peças.

Achar uma instituição que queira ter o Ibirapuera como endereço é mais fácil que encontrar um novo local para o Detran, que ocupa não só o edifício de Niemeyer, mas uma área de 31 mil metros quadrados ao redor, 21 mil m² somente de estacionamento. Todo esse espaço ainda não é suficiente para dar conta da demanda do departamento. O setor de vistoria de caminhões, por exemplo, fica no Parque Villa-Lobos, zona oeste

O problema não será nem a circulação de pessoas – de até 30 mil por dia –, mas de carros. Cerca de 20 mil veículos são lacrados por mês no Ibirapuera. Um dos locais já estudados para receber o Detran é parte do terreno do Autódromo de Interlagos. Mas a distância em relação ao centro pesa contra essa opção.