Serra pode unificar dados de mortos por PMs

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 13 de março de 2008

qui, 13/03/2008 - 15h28 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

De 2005 a 2007, enquanto a Secretaria da Segurança informou 1.198 mortes por policiais, a corregedoria apontou 1.485 casos

De acordo com o governador, diferença entre os dados divulgados decorre da utilização de critérios diversos pelos dois órgãos

O governador José Serra (PSDB) afirmou ontem que pretende unificar os dados sobre o número de homicídios dolosos (intencionais) cometidos por policiais militares no Estado de São Paulo.

Em sua edição de ontem, a Folha revelou que, nos anos de 2005, 2006 e 2007, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deixou de publicar em seu site (www.ssp.sp.gov.br/estatísticas) 287 casos de homicídios cometidos por PMs em todo o Estado.

A constatação da diferença foi possível porque a Folha comparou os índices da SSP com os da Corregedoria da PM. Enquanto a SSP informou 1.198 mortes cometidas por policiais, a corregedoria apontou 1.485 -diferença de 19,33%.

“Os dados que a reportagem dá são verdadeiros. As duas informações vêm da Secretaria da Segurança. Se houvesse intuito de maquiar [os índices de letalidade policial], a secretaria não divulgaria. São dados públicos. A corregedoria [da PM] é um órgão do governo”, afirmou o governador.

A diferença ocorre porque a SSP não contabiliza homicídios fora das chamadas “resistências seguidas de morte”. São casos de PMs que, na folga ou em serviço, matam alguém em uma briga em família, por exemplo. Já a corregedoria inclui em seus dados todos os homicídios cometidos por PMs.

Ao ser questionado se pretende ordenar a unificação dos dados, o governador afirmou: “Acho que sim. É uma informação do próprio governo”.

Assim como informou a Segurança Pública, Serra também disse que a diferença ocorre por conta dos critérios diversos usados pelos órgãos. “A diferença está no critério de medição… Os dois dados são disponíveis pelo governo do Estado, de maneira que não há a menor intenção de deixar qualquer informação de lado.”