Serra oficializa vinda do Expresso

Mogi News/Mogi das Cruzes

qua, 06/05/2009 - 10h21 | Do Portal do Governo

Manchete do Mogi News de ontem antecipou anúncio do governador. Novo sistema passa a servir a cidade a partir de sábado

O governador José Serra (PSDB) colocou fim ao impasse que tomou conta da cidade nos últimos meses em torno da discussão sobre qual seria o melhor modelo de transporte ferroviário a ser implantado em Mogi das Cruzes e região. Conforme adiantado com exclusividade pelo Mogi News na edição de ontem, Serra atendeu às reivindicações da população mogiana e anunciou a definição do Estado pela expansão do Expresso Leste até a estação Estudantes, em Mogi, e o início da operação de 14 viagens expressas já a partir do próximo sábado.

José Serra anunciou oficialmente a decisão ao prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e a outras autoridades mogianas no início da tarde de ontem, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. “Depois de várias consultas feitas, nós chegamos à conclusão de que esse seria efetivamente o melhor caminho. Em vez do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), nós desenvolvemos um projeto inteiramente baseado nos trens. Isto é um grande avanço, que, ao longo dos anos, irá se materializando cada vez mais”.

Os chamados “trens espanhóis” -muito mais modernos do que os trens que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) coloca à disposição da cidade atualmente – chegam a Mogi das Cruzes a partir do próximo sábado, em horários especiais. Além do conforto, uma das grandes vantagens do novo modelo é a extinção da baldeação na Estação Guaianases, que possibilitará aos mogianos irem até a Estação Luz, na capital, sem trocar de composição. De acordo com Serra, no entanto, os trens atuais só serão inteiramente substituídos pelo Expresso Leste depois que Mogi construir as transposições das passagens de nível, o que, segundo o prefeito, deverá ocorrer nos próximos dois anos.

A princípio, nos dias úteis, haverá 14 viagens expressas, sendo apenas uma no período de pico, às 5 horas – horário escolhido para beneficiar os trabalhadores mogianos que poderão usar o Expresso Leste com o desconto da chamada tarifa do madrugador. Durante o dia, entre 9 e 15 horas, haverá seis viagens com o Expresso Leste, três em cada um dos sentidos (Luz/Estudantes e Estudantes/Luz), sem horários fixos. O mesmo ocorrerá à noite, após as 20 horas, quando também haverá seis viagens expressas na linha 11 Coral; uma delas às 22h15, partindo de Mogi, para favorecer os estudantes das universidades mogianas. Além disso, a última viagem da Luz à estação Estudantes, à meia-noite, também será feita pelo trem expresso. Aos sábados, domingos e feriados haverá 16 viagens.

Investimentos

O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, informou ontem que não será necessária a compra de novas composições ou investimentos específicos na linha férrea – além daqueles que já vem sendo feitos por meio do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano – para o início das operações do Expresso Leste até Mogi. De acordo com ele, no entanto, “nos próximos dias” deve ser publicado um edital de licitação para aquisição de nove novos trens expressos, que devem servir a região até a Suzano, assim que for feita a reforma da estação ferroviária do município vizinho.

Avelleda não divulgou os investimentos, tanto dos novos trens, quanto da reforma, mas garantiu que a obra da estação de Suzano é uma “prioridade” e deverá ser feita em curto prazo. Os investimentos assegurarão o sistema até Suzano em horário integral, mas os representantes do Estado não deram previsão de quando isso poderá ocorrer.