Serra lança ambulatórios médicos de especialidades

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 19 de junho de 2007

ter, 19/06/2007 - 11h40 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

 O governador José Serra (PSDB) lançou ontem, em Itaquera, Zona Leste da Capital, um novo tipo de atendimento médico para o Estado: o Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs). O sistema vai, segundo o governador, desafogar hospitais gerais e universitários de cidades do Interior, Litoral e Grande São Paulo. A diferença em relação ao sistema tradicional é que nessas unidades os pacientes passam pelo médico, fazem exames e voltam para nova consulta no mesmo dia.

Antes da implantação do sistema, as pessoas iam ao médico, depois agendavam exames e só então, com os retornos na mão, voltavam para nova consulta. “Hoje (ontem) demos um passo muito grande na questão das consultas médicas, que sempre têm atraso.”

A expectativa do governo do Estado é de instalar 40 AMEs nos próximos quatro anos. Trinta e três ambulatórios já têm endereço certo. A localização das sete restantes ainda está em estudo.

Cada ambulatório terá equipamentos para eletrocardiograma,eletroencefalograma, teste ergométrico, raios X, ultra-som e mamografia. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata calculou um gasto de R$ 100 milhões com o novo atendimento.

A primeira unidade entregue ontem em Itaquera tem 2.700 metros quadrados de área construída divididos em em quatro pavimentos do Hospital Santa Marcelina.

Com o novo ambulatório, a estimativa é de realizar até o fim do ano mais de 215 mil consultas, 2 mil cirurgias, 350 seções de cateterismo e ecocardiograma, 32 mil seções de radioterapia, 700 seções de quimioterapia e 99 mil exames de apoio de diagnóstico, como ultra-som, raios X e exames laboratoriais.