Serra garante visita à região este mês

Tribuna Impressa/Araraquara

qui, 04/06/2009 - 8h45 | Do Portal do Governo

Governador deve vir a Américo Brasiliense para inaugurar fábrica da Furp; ontem, ele esteve em Bocaina

O governador José Serra (PSDB) visitará a região de Araraquara ainda neste mês. A informação foi dada ontem por ele à reportagem da Tribuna, em Bocaina, durante evento de assinatura do “Pacto das Águas”, programa mundial de defesa de mares, rios e lagos. Na ocasião, ele garantiu que virá dentro de 15 dias para inaugurar a fábrica da Fundação para o Remédio Popular (Furp), de Américo Brasiliense, mas não deu uma data exata. “A Fundação para o Remédio Popular (Furp) deve ser inaugurada em um prazo máximo de duas semanas, mas ainda não sabemos o dia certo”, afirmou, confirmando sua presença.

Além de Serra, Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente, também esteve em Bocaina para a assinatura do “Pacto das Águas”, assinado por cerca de 200 prefeitos e mais 90 representantes de municípios. “O Brasil possui 13% de toda água doce do planeta, apenas 1,6% fica no Estado de São Paulo, por isso, precisamos economizar nossa água por meio de pequenas atitudes como fechar torneira para fazer a barba, ao se ensaboar. São pequenas atitudes que fazem toda diferença”, explica Serra.

O governador lembrou também que o pacto significa assumir compromissos, nos quais as prefeituras se comprometem a cuidar das águas e preservar a mata ciliar que as protege, além de realizar coleta e tratamento de lixo, e trabalhar com educação ambiental. Deste modo, esperamos alcançar os 300% – 100% de água tratada, 100% do esgoto tratado e 100% de tratamento de lixo”, falou.

Município azul

Segundo o secretário Xico Graziano, o projeto Município Verde deverá passar por mudanças, inclusive no nome, que passará ser Verde e Azul, para destacar a importância da água, não só da preservação da área verde. “Sempre quando falamos em meio ambiente as pessoas pensam logo no verde, mas a água é importantíssima para a vida no planeta. Por isso, vamos, por meio deste pacto, proteger as águas do Estado e usá-la de maneira consciente”, pediu. 

Lei do cerrado

Ontem, Serra também sancionou a “Lei do Cerrado”, que visa a garantir a preservação do bioma no Estado, fazendo com que não desapareça e estabelecendo critérios mais rígidos para sua utilização e preservação, já que a área diminuiu de 14% para 1% do território paulista em poucos anos.

Prefeitos defendem ações

Alguns prefeitos já vêm desenvolvendo projetos para manter a limpeza das águas e pela preservação do meio ambiente em suas cidades. Marcelo Barbieri (PSDB), prefeito de Araraquara, explica que vem recuperando o Córrego do Tanquinho, desenvolvendo o projeto de recuperação do Córrego do Marivan e do Ribeirão das Cruzes. “Nós iremos debater, na próxima semana, junto com o secretário Xico Graziano, a possibilidade de a área do pátio de manobras ficar com o município, onde teremos que plantar 43 mil árvores na área remanescente dos trilhos, além de drenar a água da chuva para os lençóis freáticos”, explica.

Na vizinha Américo Brasiliense, o prefeito Ademar Gouvêa (PT) explica que os córregos da cidade vêm sendo limpos e tendo sua mata ciliar recuperada. “Até o momento, foram plantadas mais de quatro mil árvores nos 30 metros exigidos para protegê-las”, acrescenta.

Júlio Perroni, diretor do Departamento de Água e Esgoto de Américo Brasiliense, diz que a cidade já encaminhou o pedido para reformulação do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para que comece a tratar seus dejetos. “Uma empresa contratada pelo Estado fez o projeto da ETE da nossa cidade, entretanto, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) não aprovou o projeto, afirmando que não reduzia o suficiente a carga poluidora de maneira satisfatória. Com isso, pedimos para que o Estado permitisse que o próprio município contratasse e formulasse o projeto da ETE e estamos esperando a resposta”, conclui.