Serra faz coro à oposição e afirma que solução do governo foi ” traumática”

Valor Econômico - Terça-feira, 3 de abril de 2007

ter, 03/04/2007 - 16h03 | Do Portal do Governo

Do Valor Econômico

Engrossando o coro das críticas da oposição à conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na crise aérea, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), classificou como uma “solução traumática” a negociação do governo federal com os controladores de vôo. Na sexta-feira, quando as operações em todos os aeroportos foram paralisadas, o governo federal prometeu aumentos salariais, reestruturação de carreira e desligamento da Aeronáutica.

Serra criticou a demora do governo em solucionar a crise, deflagrada há seis meses com o acidente envolvendo o vôo 1907 da Gol e o jatinho Legacy, que tirou a vida de 137 pessoas. “Eu acho que teria dado tempo de montar um esquema alternativo para que o controle não ficasse apenas na mão de um grupo organizado. Essa medida de prudência, pelo visto, não foi tomada”, disse. “O que garante a melhora da qualidade do serviço no futuro? O que garante que não teremos novas chantagens? O que garante que o Brasil terá uma qualidade de controle do tráfego aéreo compatível com as normas internacionais?”, indagou.

Na onda de ataques, soma-se uma nota divulgada pelo PSDB de São Paulo, com ataques “ao profundo descontrole e uma gravíssima inércia e omissão do Governo Lula”. Os tucanos paulistas disseram que repudiam “a falta de respeito à população” e reclamaram das ” manobras do governo Lula que tentou impedir a instalação da CPI do Apagão, por total falta de competência de quem tem a responsabilidade de resolvê-la”.

A Força Sindical também divulgou uma nota com críticas, mas poupou o governo federal. Os ataques foram direcionados ao ministro da Defesa, Waldir Pires, cuja situação “ficou insustentável”. A central sindical pediu a demissão do ministro e elogiou a negociação do governo com os controladores de vôo. “Para o benefício de toda a sociedade o governo deve completar o acordo iniciado nos últimos dias, abrir um canal permanente de negociação com os representantes da categoria, iniciar a desmilitarização do setor e a reestruturação do setor aéreo”.

Na contramão dos pedidos de investigação feitos pelos partidos opositores ao governo, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, afirmou ontem que “os episódios no setor aéreo comprovam que CPI é desnecessária”. Em entrevista ao portal do partido na internet, Berzoini defendeu categoricamente: “Os últimos episódios envolvendo o setor aéreo brasileiro, com a greve dos controladores de vôo e o conseqüente caos no tráfego aéreo na semana passada, reforçam a desnecessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, uma vez que as causas do problema estão claras”.

O petista mostrou-se favorável à criação de um órgão civil para supervisionar o setor aéreo .Ex-sindicalista, Berzoini criticou a greve dos controladores de vôo e atacou a paralisação dos aeroportos na sexta-feira.