Serra diz que novo instituto do câncer irá priorizar pesquisas

Folha de S.Paulo - Quarta-feira, 5 de março de 2008

qua, 05/03/2008 - 9h08 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Com a missão de atender pacientes oncológicos de todo o país, o Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ex-Instituto Doutor Arnaldo) também vai priorizar pesquisas para a descoberta de medicamentos e tratamentos contra o câncer.

O anúncio foi feito ontem pelo governador José Serra (PSDB), durante apresentação do projeto de funcionamento do instituto, que foi batizado com o nome do publisher da Folha morto em abril do ano passado. O novo hospital, na zona oeste de SP, será inaugurado em 5 de maio.

De acordo com Serra, foi determinação sua que o instituto, projetado originalmente para funcionar como um hospital da mulher, fosse aberto já com a tarefa de fazer tratamentos e pesquisas sobre o câncer.

“Passou a ser prioritário, segundo definição minha, que tivéssemos um instituto de câncer que não tinha em São Paulo. Era um vazio nesse aspecto.” Segundo ele, parte dos equipamentos que já tinham sido comprados para o funcionamento do instituto como hospital da mulher -e que não serão úteis para a nova atividade- será transferida para o Hospital das Clínicas.

Com 582 leitos, o instituto -o maior do mundo na área- será gerido pela Fundação Faculdade de Medicina da USP por meio de um contrato de gestão que estabelecerá metas de atendimento, exames, cirurgias e pesquisas. A fiscalização caberá à Secretaria da Saúde.

Para Serra, a pesquisa é muito importante. “Remédio, em geral, sobe de preço. Mas o que mais sobe é o de tratamento de câncer. Vamos pesquisar nessa área para poder contrabalançar essa tendência de elevação de custos que naturalmente dificulta o atendimento por parte da população”, disse Serra, ex-ministro da Saúde.

A implantação do hospital será por etapas. A idéia é que esteja funcionando com a sua capacidade total em dezembro de 2009. Na primeira etapa, serão abertos os ambulatórios de oncologia clínica e ginecológica e o serviço de quimioterapia ambulatorial. Parte dos 582 leitos também começará a funcionar em maio, como apoio ao atendimento ambulatorial.

Em dezembro deste ano, os ambulatórios clínico e cirúrgico serão ampliados, as internações começarão a ser feitas e o serviço de radiologia, ativado.

Em junho de 2009 os demais serviços começarão a funcionar -radioterapia e os ambulatórios restantes. A previsão é que em dezembro de 2009 todos os leitos, clínicas, consultórios e ambulatórios estejam trabalhando em capacidade total.

Serra disse que o instituto irá atender a pacientes de todo o país. Citou o exemplo do Hospital de Câncer de Barretos, que atende exclusivamente o SUS (Sistema Único de Saúde) e recebe cerca de 40% de seus pacientes de outros Estados.

O custo estimado do hospital é de R$ 190 milhões por ano. “Será um custo elevado, mas vamos suportar. Terá também participação do Ministério da Saúde, que terá de ampliar a remuneração por alguns atendimentos”, disse Serra.

O instituto terá capacidade para 16 mil cirurgias, 400 mil consultas e 70 mil quimioterapias por ano. Serão 22 salas cirúrgicas e 124 consultórios.