Serra confirma Etec e Poupatempo em Cotia

Diário da Região/ Osasco

sex, 20/03/2009 - 10h56 | Do Portal do Governo

Um dos locais escolhidos será o galpão da antiga Pró Cotia, na região central, onde será instalado o Poupatempo.

O governador José Serra confirmou, anteontem, que a cidade de Cotia vai ganhar uma unidade do Poupatempo e uma Escola Técnica Estadual (Etec).

As negociações para os dois projetos começaram este ano e envolvem parcerias com a prefeitura. No caso do Poupatempo, cabe à administração municipal reformar o galpão que abrigava a antiga Pro-Cotia, no Centro, e entregá-lo ao Estado. Além disso, técnicos do Estado estão percorrendo a cidade para escolha de um local para a Etec.

O anúncio de Serra foi feito durante início de duas obras de esgotamento sanitário que vão contribuir para a despoluição da represa Guarapiranga, realizadas em Itapecerica da Serra.

O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, que também participou do evento, aproveitou para solicitar uma audiência com a secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena. “Queremos discutir as obras de revitalização do córrego de Caucaia”, explicou.

Esgoto

A primeira obra anunciada por Serra prevê a construção de uma rede coletora de esgotos na região de Mombaça-Crispim, no município de Itapecerica da Serra. A segunda envolve interligações das redes do sistema de esgotamento sanitário ao coletor Embu-Mirim.

Todo o esgoto coletado nesse sistema será encaminhado para a Estação de Tratamento de Barueri.

Obras vão desafogar trânsito em Cotia

Obras de recapeamento asfáltico, sinalização, readequação viária e implantação de semáforos fazem parte de um projeto de revitalização do centro de Cotia, iniciado esta semana pela prefeitura.

Os serviços estão em andamento desde o entroncamento da avenida Professor Joaquim Barreto (subida do Atalaia) até o início da avenida Nossa Senhora de Fátima, abrangendo trechos das avenidas Professor Manuel José Pedroso, Leon Psanquevich e José Barreto.

Dentre as ações, que visam “desafogar” o trânsito, está a remoção da Praça dos Amigos (situada em frente ao Banespa/Santander) e um de “bico” da Praça Joaquim Nunes (no mesmo local), o que permitirá a abertura de mais uma faixa na avenida.

Já em frente à Caixa Econômica Federal, onde hoje está instalada a base da Guarda Civil Municipal, serão implantados dois semáforos e uma faixa exclusiva para quem se dirige à região da avenida Anthonio Matias de Camargo.

Iluminação

Paralelamente estão sendo feitas melhorias na iluminação do acesso ao município, pela rotatória do Km 33. De acordo com a prefeitura, muma primeira etapa serão trocadas todas as lâmpadas da rotatória. Ao mesmo tempo, a avenida Leon Psanquevich (Terminal Rodoviário) também terá mais postes de iluminação pública.

Tapa-buracos

Também está em andamento uma operação tapa-buracos em todas as regiões de Cotia, que sofreram sérios danos, nos últimos meses, por causa das fortes chuvas.

Além do atendimento das emergências – buracos que surgem em vias movimentadas e de trânsito rápido – foram criadas equipes que estão fazendo “pente fino”, bairro a bairro. Jardim do Engenho, Barbacena e Cantagalo foram algumas das localidades contempladas.