Serra autoriza instalação do Poupatempo em Tatuí

Cruzeiro do Sul/ Sorocaba

qui, 19/03/2009 - 11h34 | Do Portal do Governo

Tatuí terá uma unidade fixa do Poupatempo, programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo e que é administrado pela Secretaria de Gestão Pública, e que reúne, em um único local, vários órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública. A previsão de investimento para a instalação do Poupatempo – todo informatizado – é de R$ 7 milhões – com a geração de cerca de 70 empregos formais.

O governador José Serra autorizou o Poupatempo fixo para Tatuí e a unidade servirá também para atender a população de todo o sudoeste paulista, disse o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB), em nota à imprensa. Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 5, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) está à procura de um imóvel na cidade para locação, destinado à implantação do Poupatempo na cidade.

Franca, Araraquara, Rio Claro, São Carlos, Araraquara e Taubaté também deverão ter unidades fixas do Poupatempo. Estas unidades fazem parte do plano de expansão do programa, anunciado pelo governador José Serra(PSDB) em outubro de 2007. Na ocasião, porém, a abertura do posto em Tatuí, cidade contemplada na segunda etapa do plano, não havia sido anunciada. O Poupatempo disponibiliza à população mais de 400 serviços, como emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação – os mais solicitados.

O edital de chamamento público para a locação do imóvel para o Poupatempo de Tatuí estabelece requisitos mínimos necessários. O imóvel precisa terá 1.400 metros quadrados, ser preferencialmente na região central da cidade e em local servido por transporte público, ter pavimento único, preferencialmente com acesso direto à rua, que possibilite o acesso de deficientes físicos, além área para estacionamento de veículos. O contrato terá vigência de 5 anos, contados a partir da data de início da adequação do imóvel, a ser realizada pela Prodesp ou empresa por ela contratada, podendo ser renovado. O prazo para inscrição das propostas de imóveis a serem utilizados para o órgão terminou ontem e o resultado será publicado no Diário Oficial.

No interior, existem unidades fixas do Poupatempo nos municípios de Campinas, Bauru, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Na Grande São Paulo, o Poupatempo fixo está instalado em São Bernardo do Campo, Osasco e Guarulhos. Na Capital, existem unidades fixas do Poupatempo na Sé, Luz, Itaquera e Santo Amaro. Sorocaba também este ano ganhará a sua unidade fixa.