Serra anuncia 1330 vagas de qualificação para a região de Marília

Diário de Marília

seg, 03/08/2009 - 8h25 | Do Portal do Governo

Novidade é que alunos desempregados vão ganhar R$ 210 mensais

governador José Serra anunciou esta semana que 540 vagas do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) – com bolsa-auxílio de R$ 210 mensais – serão destinadas para a região de Marília.

As oportunidades são para cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança, atendimento ao cliente, entre outras. As aulas começam em agosto.

Além da distribuição regional das vagas, serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com os egressos do Programa em 2008. O levantamento mostra, por exemplo, que 50% dos beneficiados conseguiram empregos depois de terem sido qualificados pelo PEQ.

Ao todo pesquisa ouviu 2.033 alunos que fizeram algum curso do PEQ em 2008. Com relação ao perfil dos egressos, a pesquisa indica que sete em cada dez participantes são mulheres, 58% tinham mais de 30 anos e 34% terminaram o ensino fundamental.

A pesquisa aponta que 50% das pessoas que fizeram curso do PEQ conseguiram trabalho. Dessas, 57% têm entre 30 e 59 anos – público prioritário do PEQ -, 36% estavam trabalhando com carteira assinada e 25% por conta própria.

Entre estes 50% que obtiveram emprego, 56% fizeram cursos relacionados à indústria e 48% à área de comércio e serviços.

Entre as pessoas que conseguiram trabalho na área da formação adquirida pelo PEQ, três em cada quatro declararam estar utilizando os conteúdos vistos em sala de aula. Quase 100% consideraram muito bons ou bons o material didático e a atuação dos professores e se disseram melhor preparados para enfrentarem os processos seletivos.