Semiliberdade apresenta resgate de quilombola com a grafitagem

Jornal da Cidade/Bauru

ter, 19/05/2009 - 8h55 | Do Portal do Governo

A unidade de semiliberdade da Fundação Casa em Bauru, instalada no Jardim Bela Vista, apresenta hoje, às 14h, o projeto de resgate da cultura quilombola através da grafitagem. A apresentação aberta à comunidade, sob a coordenação de Simone Charlois de Jesus, vai discutir a importância de ações culturais no processo de socialização dos adolescentes que cumprem medida sócio-educativa na unidade.

O projeto tem a incumbência de introduzir atividades artísticas e culturais no cotidiano dos jovens, através de aulas teóricas e práticas com técnicas de desenho, grafitagem e história da cultura quilombola. O programa piloto conta com palestras, aulas expositivas, pesquisa e participações em eventos culturais.

A concepção do trabalho integra a divulgação da cultura afro-descendente com o trabalho dos jovens da unidade de semiliberdade da Fundação Casa. A estrutura do projeto conta com apoio de grupos de capoeira e de grafitagem e doações de materiais pelo setor do comércio local, além de voluntários.

“Com o projeto nós temos uma oportunidade de resgatar as origens da raça negra junto aos jovens da semiliberdade e também de despertar o interesse dos jovens pela arte visual”, menciona o conteúdo programático. A unidade de semiliberdade da Fundação Casa, com capacidade de 20 adolescentes com idade entre 16 a 21 anos, funciona na rua Princesa Izabel, 10-46, no Jardim Bela Vista.