‘Sem adesão, TV digital pode ser suplantada pela internet’

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 19 de maio de 2008

seg, 19/05/2008 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

E a tão falada, mas desconhecida, TV digital, pega ou não pega? Para o jornalista Paulo Markun, faltam atrativos aos espectadores. O sistema estreou na cidade de São Paulo em 2 de dezembro, mas até agora não empolgou. Muito caros, os decodificadores – necessários para sintonizar os canais em alta definição- não foram um sucesso de venda e fabricantes como a Positivo pararam de produzir novos modelos por excesso no estoque.

‘A opção das grandes redes de TV em apenas transmitir (em alta definição) a mesma programação dos canais analógicos reduz o interesse do público’, diz ele. ‘Nós acreditamos que dar mais opções de canais (o que a tecnologia permite) pode causar maior comoção.’ Em julho, a Cultura passará a transmitir um segundo canal, com programação educativa desenvolvida em parceria com o governo e universidades estaduais.

E Markun diz que há planos de transmitir mais canais simultaneamente. ‘Teremos em breve um terceiro e um quarto’, adianta. ‘Programação não é problema. Lógico que não há como ter produções nos padrões das grandes redes, com alto custo. Mas há a oportunidade de segmentar, com conteúdo independente e de acervo da emissora.’

Outro entrave que impediu a TV digital de decolar, diz ele, foi a falta da interatividade, prometida no lançamento do sistema e que permitiria, por exemplo, obter mais informações sobre programas ou votar em enquetes. A tecnologia ainda passa por problemas burocráticos.

‘Essas questões mais dia menos dia serão resolvidas. Mas, com a demora, periga a TV digital ser suplantada a médio prazo pela transmissão de programas pela internet. Quando você tiver a disseminação de banda larga pelo Brasil, isso se tornará muito possível’, diz.

Segundo ele, as fronteiras entre TV e internet estão acabando. ‘Hoje já é possível a transmissão de programas tanto pelo canal digital (de TV) como pela web com alta qualidade.’ Qual dos modelos irá vencer? ‘Não se sabe. Mas estamos acompanhando o movimento.’