Seis novas estações e 8 km de trens

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 8 de Junho de 2005

qua, 08/06/2005 - 10h41 | Do Portal do Governo

CPTM promete iniciar extensão da Linha C, no Grajaú, e obras na Linha F, que parte do Brás, até agosto, e entregá-las em um ano

Mauro Mug

A partir de agosto do ano que vem, os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contarão com novas seis estações e 8,5 quilômetros a mais de linha ferroviária. Hoje, a CPTM dá o pontapé inicial para tornar realidade a extensão da Linha C, que opera de Osasco a Jurubatuba, até a região do Grajaú e a remodelação da Linha F, que liga o Brás a Calmon Viana.
‘Depois de ter pré-qualificado as empreiteiras com capacidade técnica para realizar as obras, amanhã (hoje) vamos disponibilizar os editais para que elas apresentem as propostas’, anunciou o chefe da Assessoria de Gestão Empresarial da CPTM, Saulo Pereira Vieira. ‘Queremos assinar os contratos até o final de julho e começar as obras no início de agosto.’

Na Linha F, o governo vai investir R$ 253 milhões. Desse total, R$ 149 milhões serão gastos na melhoria da via, construção de três estações e na reforma de outras duas, enquanto R$ 104 milhões serão destinados à reforma total de dez composições, que se encontram inoperantes, e na modernização de outras 49. Neste ano, o governo tem assegurados recursos no valor de R$ 45,1 milhões. Já na Linha C, serão consumidos R$ 247,15 milhões. Para este ano, já está reservada uma verba de R$ 52,06 milhões.

Entre as principais melhorias na linha que liga o Brás a Calmon Viana, está a construção das estações USP-Leste, Jardim Helena e Jardim Romano. ‘O objetivo de acrescentar mais essas três estações é de melhorar o acesso, num primeiro momento, a 30 mil passageiros, que hoje encontram muitas dificuldades para tomar um trem ou enfrentam problemas com transporte’, disse Vieira. ‘Vamos reduzir um espaço vazio, já que, na região, a extensão entre uma estação e outra é de três a quatro quilômetros.’

As estações do Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo serão reconstruídas. Na estação USP-Leste, está prevista a criação de uma passarela de ligação ao estacionamento do campus da universidade. O projeto prevê ainda a incorporação à frota da linha dez trens, com 30 carros, que se encontram parados nos pátios da CPTM, sem condições mínimas para rodar. Outros 49, com 119 carros, que se encontram em circulação, serão revitalizados com a troca de piso, colocação de bancos novos, portas, pintura. Esse serviço será realizado em etapas até 2008. Nos 30 quilômetros finais da linha, do Tatuapé até Calmon Viana, estão programadas reformas nas subestações elétricas, melhoria da linha permanente, adaptações na rede aérea e melhoria da sinalização e das telecomunicações. ‘A meta é reduzir o intervalo entre uma composição e outra de 9 para 7 minutos’, disse Vieira.

LINHA C

A CPTM vai estender a ligação entre Osasco e Jurubatuba em mais 8,5 quilômetros, até a região do Grajaú. A obra faz parte da segunda etapa do Projeto Sul de Trens Metropolitanos, considerado bom e excelente por 81% dos passageiros, segundo pesquisa realizada em 2004 pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Nessa extensão, serão construídas duas vias sinalizadas e eletrificadas, as estações Autódromo, Interlagos e Grajaú e uma nova ponte sobre o Rio Jurubatuba. A estação Grajaú será integrada ao terminal regional de ônibus do bairro. A expectativa é um aumento da demanda da ordem de 45 mil passageiros por dia. Hoje, a Linha C transporta diariamente 78 mil pessoas.

Todos os passageiros dessas estações, principalmente os deficientes físicos e idosos, serão beneficiados com a instalação de elevadores, escadas rolantes e a construção de rampas de acesso externo, além de um piso com faixa em relevo no chão, para as pessoas com deficiência visual.

Esse trecho entrará em operação comercial em setembro do ano que vem. Naquela data, mais 12 trens, a serem reformados, integrarão a frota atual de 13, com quatro carros cada um.Ainda nessa linha, a CPTM prevê para o segundo semestre deste ano obras de melhorias nas estações Osasco, Presidente Altino, Jurubatuba e Santo Amaro.

Os técnicos da empresa estudam dois projetos: o Expresso Aeroporto e a Inserção Urbana Lapa-Barra Funda. O primeiro prevê a interligação do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, à região central de São Paulo, aproveitando o traçado das linhas da CPTM.

Na mesma faixa ferroviária, será criado o Trem Guarulhos, um serviço de trem metropolitano para ligar as duas maiores cidades da Grande São Paulo. Já o projeto Inserção Urbana Lapa-Barra Funda consiste em um estudo encaminhado ao Ministério das Cidades para permitir a revitalização de um dos pontos mais valorizados da zona oeste da cidade.

Atualmente, a área, ao longo de quatro quilômetros, encontra-se ilhada entre as linhas A (Luz-Francisco Morato) e B (Júlio Prestes-Itapevi), que correm paralelamente nesse trecho. A idéia é interligar fisicamente as duas linhas, justamente entre as estações da Lapa e Barra Funda.

SUZANO

Até 2008, os serviços do Expresso Leste, que hoje atende o trecho entre a Luz e Guaianases, serão levados ao município de Suzano. O projeto inclui intervenções na via permanente, sinalização, energia, aquisição de novos trens, remodelação e reconstrução de estações.

A CPTM está promovendo licitação para a escolha das empresas que farão os projetos de engenharia e infra-estrutura.