Segurança 24h e banda larga

Gazeta Mercantil - São Paulo, 4 de agosto de 2008

seg, 04/08/2008 - 9h31 | Do Portal do Governo

Gazeta Mercantil

Alunos uniformizados, profissionais de apoio atendendo nas salas de informática e biblioteca, serviço de fotocópia para os professores, banda larga nos computadores, escola limpa e devidamente pintada, segurança 24 horas. Esse é o retrato da Escola Estadual Maria Zilda Gamba Natanael, localizada em Paraisópolis, que foi adotado pela empresa Porto Seguro Seguros, em 2003.

Segundo Cláudio Perinasso, vice-diretor da empresa, a parceria faz muita diferença no dia-a-dia da escola porque incentiva uma constante discussão entre escola e comunidade.

“Estamos agora muito focados nos resultados do Enem”, diz, ressaltando que, neste ano as crianças terão um ônibus para levá-las às escolas onde serão realizadas as provas. “Muitos alunos não fazem as provas porque não têm condições de irem aos bairros mais distantes aos quais foram designados.” O objetivo é que os alunos tenham boas notas para concorrerem às faculdades. Aliás, os cinco melhores alunos do 3º ano ganham bolsas de estudo.

Apesar de os esforços, Perinasso diz que não há milagres quando se trabalha com comunidades carente. “Os meninos passam cinco ou seis horas na escola, mas lá fora a realidade é muito diferente”, conta.