Secretário promete remover 180 presos

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

qua, 22/12/2004 - 8h57 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Guarujá

Cento e oitenta presos da Cadeia Pública Guarujá serão removidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande, até o próximo dia 29. A informação foi divulgada ontem pelo deputado federal Vicente Cascione (PTB), após se reunir, no período da tarde, com o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa, na capital, para discutir a questão da superlotação da unidade prisional, que funciona anexa à delegacia-sede do Município.

‘Ele (Furukawa) vai fazer de tudo para atender a essa reivindicação’, disse Cascione. Segundo o secretário, 30 presos já foram removidos entre sexta-feira, quando o deputado visitou a cadeia, e ontem. Outros 150 serão transferidos até o dia 29, totalizando 180 detentos retirados da carceragem, que tem capacidade para 60 homens e estava abrigando 407.

Cascione reuniu-se com Furukawa em nome do prefeito eleito de Guarujá, Farid Said Madi (PDT), que, da mesma forma, tem cobrado providências do Governo do Estado para aliviar a superpopulação da cadeia, que também abriga menores infratores.

‘Em janeiro vamos voltar a nos reunir com o secretário e o prefeito Farid para discutir a retirada de mais 100 presos, conforme sugestão do próprio Furukawa’, disse Cascione, que está bastante otimista com relação à boa vontade do secretário de resolver o problema carcerário em Guarujá.

Outras

‘Depois, vamos tentar aliviar a superpopulação carcerária de outras cidades da Baixada Santista, como é o caso da Cadeia Feminina anexa do 2º Distrito Policial de Santos’.

Segundo Cascione, o secretário já prometeu que vai transferir todas as presas para a unidade de Praia Grande, a partir de janeiro.

‘A idéia é esvaziar totalmente a cadeia para uma reforma ampla, pois as condições estão muito ruins naquela unidade’, revelou Cascione.