Secretário lança gibis contra a dengue

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 25 de novembro de 2003

ter, 25/11/2003 - 9h52 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de recrutar seis milhões de estudantes para reforçar o exército contra a dengue, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve ontem na Cidade para lançar o projeto Agentes Mirins de Combate à Dengue. ‘‘Está chegando o verão, tempo de chuva, e época em que o mosquito da dengue encontra ambiente propício para se multiplicar’’, explicou o secretário.

‘‘E com mais esse projeto queremos evitar essa multiplicação dos criadouros do mosquito’’, completou Barata, que fez o lançamento na EE Marquês de São Vicente, no Campo Grande. O projeto conta com parceria do Instituto Maurício de Souza, da Nossa Caixa Nosso Banco, Sabesp e Secretaria de Estado da Educação. Nele, foram produzidos seis milhões de gibis da Turma da Mônica, para todos os alunos da rede estadual de ensino.

Em Santos, haverá distribuição de 26.123 unidades. Na Baixada Santista, serão 150 mil gibis. ‘‘A idéia é informar por meio da brincadeira. Transformar as crianças em agentes mirins, envolvendo suas famílias no conhecimento ao combate à dengue’’, observou Barata.

O secretário garantiu que a região tem registrado uma queda acentuada do número de casos da doença. ‘‘Em 2002, a Baixada foi campeã de incidência, com 29 mil casos e alguns registros de óbitos. Já em 2003, observamos 1.500 e ninguém morreu da doença’’.

Dia D

O Dia D de combate à dengue, promovido pelo Ministério da Saúde, será no próximo sábado. ‘‘A solução para acabar com a doença deve vir de toda a sociedade’’, emendou o secretário.

Para ele, Santos está dando um bom exemplo para o restante do Estado nessa guerra. ‘‘A Cidade conseguiu controlar a proliferação do mosquito, o número de casos e, agora, esperamos que este trabalho continue e seja redobrado’’.

Ainda de acordo com Barata, a verba para o programa está vindo de três fontes. ‘‘Uma parte vem do Governo Federal, outra do Estadual e a terceira do próprio município envolvido’’. Já para combater a dengue, em todo o País, é gasto — de acordo com o secretário — R$ 1 milhão por dia.

‘‘E mesmo com todo esse dinheiro, ainda temos no Brasil cidades com números elevadíssimos de doentes contaminados por dengue’’, avaliou Barata.