Secretário entrega nova balsa hoje

A Tribuna - Terça-Feira, 7 de Março de 2006

ter, 07/03/2006 - 14h29 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  O secretário de Estado dos Transportes Dario Rais Lopes participa hoje da entrega de uma nova balsa para a travessia Santos/Guarujá. O evento será às 18 horas, no estaleiro da empresa Wilson Sons, que construiu a embarcação, em Guarujá, e contará com a presença da víuva do ex-governador Mário Covas, Lila Covas, que será a madrinha da balsa.

  A embarcação FB-24, com capacidade para transportar 60 veículos, foi adquirida em pregão presencial em outubro do ano passado a um custo de R$ 6,8 milhões.

  Com a entrada em operação da FB-24, o sistema de travessia não será alterado, permanecendo em operação com sete embarcações, pois a nova balsa substituirá um modelo que tinha capacidade para 36 veículos e que seguirá para a travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, conforme a assessoria de imprensa.

  A nova balsa tem 61 metros de comprimento; 15,5 metros de largura e 1,20 metro de calado (a parte que fica sob a água). O casco da nova embarcação não segue o modelo tradicional, todo plano.

  A balsa ainda tem no calado dois eixos salientes que percorrem todo o comprimento da embarcação e onde ficam os motores e as hélices. Esse sistema garante maior velocidade de navegação, com menor resistência de atrito com o mar, diminuindo o tempo da travessia.