Secretário devolve obra a diretor da Pinacoteca

DIÁRIO DE S. PAULO A gravura “O pintor e seu modelo”, de Pablo Picasso, foi devolvida pelo secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, ao diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo. […]

dom, 20/07/2008 - 14h29 | Do Portal do Governo

DIÁRIO DE S. PAULO

A gravura “O pintor e seu modelo”, de Pablo Picasso, foi devolvida pelo secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, ao diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo. “Nem foi retirada da moldura. Aparentemente, está em bom estado”, explicou.

Marcelo Araújo disse que a obra será examinada pelos restauradores da Pinacoteca e pode voltar a ser exposta ainda na próxima semana.

O secretário Ronaldo Marzagão pediu a quem tiver informações sobre o paradeiro das outra três obras que informe o Disque-Denúncia, pelo número 181 ou pelo telefone 2221-3358. “Quero parabenizar os policiais por recuperarem um grande patrimônio cultural”, disse Marzagão.

Entre os poucos visitantes que estavam na Estação Pinacoteca, ontem à tarde, a estudante Elisângela Castro ficou surpresa ao saber do resgate de uma das gravuras de Picasso que foram roubadas no local. “Pena que ainda não está aqui, porque teria a oportunidade de vê-la”, comentou.

O casal Wilson e Roberta Lopes Brigotto lamentou que apenas uma das obras tenha sido encontrada. “Espero que a polícia descubra o paradeiro das outras peças, porque nossos museus não podem perder quadros tão valiosos nas mãos de bandidos”, disse Roberta.

O receptador das obras roubadas da Pinacoteca pode ter desistido da empreitada. Ou o roubo foi apenas uma aventura e não teve mandante. São hipóteses trabalhadas pela polícia. As investigações continuam. Há quatro outros suspeitos.