Secretário de Turismo assume com ‘pé no chão’

Diário do Grande ABC - Terça-feira, 14 de junho de 2005

qua, 15/06/2005 - 9h52 | Do Portal do Governo

Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC

O secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, disse na segunda-feira não ter nenhum projeto ‘mirabolante’ para desenvolver o turismo até o fim da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), cujo mandato se encerra em um ano e meio. Ciente dos limites de tempo, o titular da Pasta recém-criada apresentou apenas cinco metas que pretende cumprir. O objetivo é criar um projeto em parceria com aqueles que promovem o turismo no Estado. ‘Não estamos prevendo nenhum projeto mirabolante. Vamos tratar isso com o pé no chão, e o grande programa que vamos desenvolver vai ser construído com os municípios e o trade’, afirmou Longo após tomar posse.

A primeira meta de Longo é propor o treinamento, capacitação e qualificação de todos os agentes públicos e privados ligados ao turismo. A segunda é promover intercâmbio com o trade turístico. A terceira é articular com prefeitos de instâncias turísticas. Nos dois últimos casos, a intenção é conhecer as necessidades do setor. A quarta meta é constituir consórcios intermunicipais turísticos para operar e promover o turismo junto ao governo. A última meta é atualizar o banco de dados da Secretaria para que sirva de elemento de pesquisa.

A criação da Secretaria Estadual de Turismo atende à necessidade de acomodar os partidos aliados ao governo do Estado, no caso o PL. Um dos objetivos é reforçar a base aliada na Assembléia Legislativa, principalmente depois da derrota do governo na eleição da Mesa Diretora. Fernando Longo foi indicado ao cargo pela bancada do PL, em especial o deputado Orlando Morando, de São Bernardo. O aval do prefeito William Dib (PSB) – um dos principais articuladores do governador no Grande ABC – também foi fundamental para a escolha de Alckmin.

Na cerimônia de posse, na segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes, o apoio ao governo Alckmin foi demonstrado pela quantidade de parlamentares, prefeitos e vereadores de diversos partidos que lotaram o Salão Nobre da sede do governo. Do Grande ABC, prestigiaram a solenidade os prefeitos de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB); de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV); de Rio Grande da Serra, Adler Teixeira, o Kiko (PSDB); além de William Dib.

Na opinião do prefeito de São Bernardo, ter Fernando Longo na Secretaria Estadual de Turismo facilita o intercâmbio entre a região e o governo, mas não acredita em privilégios.

O novo secretário de Estado também prometeu dar atenção igual aos 645 municípios paulistas. ‘É obvio que conheço melhor os problemas do Grande ABC porque venho de lá. Por conseqüência, acho que esses assuntos serão tratados pelo fato de eu ter conhecimento, mas todas as cidades terão tratamento igual’, garantiu Longo.

Para criar a Secretaria Estadual de Turismo sem precisar de autorização da Assembléia Legislativa, Alckmin extingüiu a Secretaria de Comunicação, que passou a ser assessoria. ‘Com uma secretaria específica teremos um esforço concentrado para fortalecer o turismo no Estado’, ressaltou o governador, que vê o setor como fonte de desenvolvimento econômico, gerador de emprego e renda.