Secretário apresenta detalhes do Sivim

A Tribuna - Sexta-feira, dia 14 de julho de 2006

sex, 14/07/2006 - 10h12 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

  O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, apresentaram ontem, no campus Litoral Paulista da Unesp, em São Vicente, os produtos do Sistema Viário de Interesse Metropolitano (Sivim).

  A apresentação do projeto, que deverá interligar cada município da Baixada à rede metropolitana de transportes, contou com a presença do vice-prefeito Paulo de Souza e de representantes de Santos e Cubatão, além de empresários interessados no assunto e do vereador santista José Antonio Marques Almeida, o Jama (PDT).

  Cada representante dos municípios recebeu mapas da Região Metropolitana e o projeto em versões digital e impressa. Conforme Fernandes, a próxima etapa é buscar recursos junto a instituições financeiras. Ele estimou que serão necessários cerca de R$ 900 mil para a implantação do Sivim na Baixada Santista.

  O Sivim deverá abranger, na Baixada Santista, cerca de 500 quilômetros de via. Em São Vicente, parte dele já se encontra em execução, com a duplicação de um trecho da Linha Amarela, uma das principais vias de acesso à Cidade, que liga a Rodovia dos Imigrantes ao Centro.

  O presidente da EMTU lembrou que os ônibus são responsáveis pelo transporte de aproximadamente 60% dos trabalhadores com renda de até R$ 1.500,00. ‘‘Daí nosso esforço para apresentar o Sivim como uma espécie de ferramenta para organizar o sistema viário’’.

Sivim x VLT

  Apesar de declarar que não iria falar sobre o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o secretário de Transportes Metropolitano garantiu que a implantação do Sivim não irá comprometer o VLT, caso os municípios optem pela adoção desse modelo de transporte. Segundo ele, o VLT não foi incluído no projeto do Sivim porque isso implicaria autorização da União.

  ‘‘A parte ferroviária não está descartada’’, ressaltou o secretário, informando que, até dezembro, deverá estar concluída a pesquisa de origem e destino de passageiros, a qual deverá ajudar os municípios na escolha do modelo — Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ou VLT — a ser adotado entre eles e o Governo do Estado. A tomada de preços para a escolha da empresa que irá fazer o levantamento foi aberta dia 5.

Saiba Mais

O Sistema Viário de Interesse Metropolitano (Sivim), criado em 1997, é o conjunto das principais vias identificadas como de interesse metropolitano, nas três regiões metropolitanas do Estado: São Paulo (RMSP), Baixada Santista (RMBS) e Campinas (RMC). Em 31 de março, o Governo do Estado reconheceu o Sivim, através do Decreto nº 50.684, atribuindo a responsabilidade da sua implantação e gestão à EMTU, com uma série de objetivos focados na melhoria da circulação e articulação metropolitana. Segundo o sistema proposto, o viário metropolitano nessas regiões segue a seguinte classificação: macrometropolitano (rodoanel, marginais e rodovias); metropolitano (estradas e corredores) e metropolitano secundário (vias municipais de interesse metropolitano).