Secretaria vai renovar a frota de balsas

A Tribuna - Santos - 27/8/2003

qua, 27/08/2003 - 10h14 | Do Portal do Governo

Por Leopoldo Figueiredo


A Tribuna – Santos – Quarta-feira, 27 de agosto de 2003

A Secretaria Estadual dos Transportes vai renovar a frota de balsas da travessia Santos-Guarujá, investimento a ser realizado nos próximos quatro anos e avaliado em R$ 20 milhões, conforme afirmou o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes. As novas unidades, que irão substituir as atuais, serão construídas no Brasil, gerando entre 150 e 200 empregos cada uma, e devem entrar em operação a partir de outubro do próximo ano, quase dobrando a capacidade do serviço.

Atualmente, para atravessar o Canal do Estuário, são usadas quatro balsas da Dersa e uma locada, que podem transportar cerca de 1.500 veículos por hora (somando as viagens feitas nos dois sentidos). ‘Com a nova frota (quatro novas e uma quinta locada), essa capacidade poderá chegar a quase 3 mil veículos por hora, o que garante o aumento projetado para o fluxo viário entre as duas cidades nos próximos dez anos’, afirmou o secretário.

O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante visita de Lopes à Capitania dos Portos de São Paulo, que cobra a reforma das balsas, e aos terminais em Santos e Guarujá da Dersa, controladora do serviço através da empresa contratada OP Mariner. Acompanhado do deputado estadual Marcelo Bueno (PTB), o secretário apresentou o projeto de renovação ao capitão dos portos, o capitão-de-mar-e-guerra Wilson Barbosa Guerra.

Nas últimas semanas, a Secretaria autorizou a Dersa a abrir licitação para a construção das quatro embarcações. O edital deve ser publicado nas próximas semanas. Pelos planos de Lopes, a cada ano (em outubro), deverá ser entregue uma nova balsa. Cada unidade representará um investimento de R$ 5 milhões e terá capacidade para receber até 60 veículos (as atuais conseguem levar 48 carros).

Mais modernas, as embarcações terão quatro motores (o dobro em relação às de hoje) e maior capacidade de manobra, o que garantirá economia no gasto de combustíveis.

Segundo Dario Rais Lopes, o projeto não irá interferir no programa de reforma das balsas. A secretaria pretende, a cada mês, retirar uma delas da operação para ser recuperada. Nesse período, será locada uma embarcação substituta. ‘Enquanto não renovarmos a frota, vamos consertar todas, como uma solução paliativa, afinal, não adianta muito arrumar balsas com uma idade de 33 anos, em média’.

Além das novas unidades, o Governo do Estado também irá revitalizar os terminais da Dersa na região, especialmente a Estação das Barcas de Vicente de Carvalho.