Secretaria do Estado institui ‘Provão’ para hospitais públicos

Notícia da Manhã – terça, 12 de fevereiro de 2008

ter, 12/02/2008 - 14h16 | Do Portal do Governo

Notícia da Manhã – Catanduva

A Secretaria Estadual da Saúde lançou projeto inédito para avaliar a satisfação dos usuários dos cerca de 600 hospitais que prestam assistência pelo Sistema Único de Saúde. O “provão” dos hospitais públicos foi lançado ontem, pelo secretário Luiz Roberto Barradas Barata.

Em Catanduva, o diretor-técnico dos hospitais da Fundação Padre Albino aguarda os parâmetros a serem analisados. Adianta que as avaliações dos hospitais da FPA sempre foram muito satisfatórias.

A iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde tem a finalidade de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. “Será possível avaliar o grau de satisfação com o atendimento recebido, nível do serviço e qualidade das acomodações, além do tempo de espera para a internação”, ressalta Barradas, que já esteve em Catanduva por duas vezes em visita ao Hospital Padre Albino, mantido pela FPA.

Segundo o médico Jorge Luís dos Santos Valiatti, diretor-técnico dos hospitais da Fundação, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos são freqüentemente avaliados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde, em relação aos serviços prestados.

“Isto já é uma rotina e faz parte do projeto denominado Humaniza-SUS. Uma parcela dos pacientes atendidos é solicitada a emitir opinião em relação ao atendimento”, destaca.

Além disso, continua Valiatti, os hospitais dispõem do serviço denominado Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Nesse serviço os pacientes emitem a sua opinião, através de formulário próprio, com elogios, sugestões ou críticas e após análise da Administração recebem o retorno da Instituição.

“Outro serviço disponibilizado é a Ouvidoria, criada no ano passado. As avaliações dos hospitais da Fundação sempre foram muito satisfatórias”. Agora, com a criação de um outro serviço para completar esta avaliação, Valiatti diz que “estamos aguardando quais serão os parâmetros analisados”.

Prêmio

Informa o secretário Barradas que as unidades com melhores avaliações serão premiadas pela Secretaria. Já as unidades com avaliações insatisfatórias receberão orientações técnicas e terão os profissionais treinados pelo Estado.

“Em caso de irregularidades, os hospitais poderão ser penalizados com multa, perda de auxílio financeiro e até mesmo o descredenciamento junto ao SUS”, alerta.

Cerca de 200 mil pacientes que estiveram internados nos hospitais conveniados ao SUS em novembro do ano passado serão os primeiros a receberem pelo correio um formulário personalizado de pesquisa.

O documento conterá os dados pessoais de cada paciente, hospital pelo qual passou, período de internação, data da alta, motivo do tratamento e valor pago pelo SUS, além de perguntas específicas sobre o atendimento.

O paciente receberá um código de identificação e poderá responder a pesquisa gratuitamente pela internet, correio ou também através do telefone.