Secretária diz que unidade para deficientes sai até dezembro

A Tribuna/Santos

seg, 13/07/2009 - 9h02 | Do Portal do Governo

A secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, confirmou nesta quarta-feira, durante reunião na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), a construção de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência, que fará parte da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e será instalada em área do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos.

Em março deste ano, Linimara disse que a obra seria entregue no ano que vem. Já nesta quarta-feira, ela afirmou que a previsão de entrega é para dezembro deste ano, mas os trabalhos ainda não começaram.

Segundo ela, a capacidade da unidade será de 400 atendimentos por dia. A gestão e o gerenciamento da construção do equipamento ficarão a cargo da Fundação Lusíada, com investimento do governo estadual.

“São R$ 8 milhões para a construção e mais R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos”, explicou a secretária. Segundo Linamara, a previsão para a entrega da obra é dezembro deste ano, o que permitirá o atendimento a partir do início de 2010.

O serviço irá beneficiar pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dores incapacitantes, lesões de medula óssea (paraplegia e tetraplegia), paralisia cerebral, amputados e mal formados. De acordo com o presidente da Fundação Lusíada e reitor do Unilus (Centro Universitário Lusíada), Nelson Teixeira, a unidade contará com o atendimento de médicos especializados, além do suporte de professores e estudantes da universidade, do 5° e 6° ano, dos cursos de medicina, enfermagem, biomedicina e fisioterapia.