Secretaria divulga eventos da Semana do Meio Ambiente

Bragança Jornal Diário

sex, 29/05/2009 - 9h33 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria do Meio Ambiente preparam uma série de eventos na capital e no interior em comemoração à semana do meio ambiente, que acontece de 1º a 5 de junho.

Programa de educação ambiental, convênios para preservação de parques estaduais, licenciamento de atividades de impacto local, promulgação da Lei do Cerrado Paulista e adesão dos municípios ao Pacto das Águas São Paulo estarão entre os destaques da Semana.

As atividades começam na segunda-feira, dia 1º, às 10h30, em São Paulo, no Jardim Botânico. A SMA inaugura o espaço Verde Vivo, do Programa Criança Ecológica. Este é o quarto projeto do Programa a ser iniciado em 2009, com o objetivo de trabalhar a agenda verde da flora de forma lúdica e interativa com crianças de 8 a 10 anos.

Pacto das Águas

Na terça-feira, dia 2, na cidade de Bocaina – interior do Estado, São Paulo sai na frente mais uma vez e numa ação pioneira lança o Pacto das Águas São Paulo. A proposta é, em um único dia, ultrapassar o número de assinaturas recolhidas em todo o mundo durante o Fórum Mundial da Água, realizado em março desse ano, em Istambul, capital da Turquia. Cerca de 250 lideranças locais e regionais aderiram ao Consenso das Águas. “Mostraremos que São Paulo é um Estado com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e garantir saneamento a toda a população. Vamos assumir um compromisso de gestão sustentável dos recursos hídricos diante das mudanças globais”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Convênios no Interior

Na quarta-feira, dia 3, os eventos seguem no interior de São Paulo. Em Campinas, às 10h30, o secretário participa da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e a Prefeitura, visando que a própria administração municipal licencie empreendimentos de impacto ambiental local. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente aproveita para vistoriar o início das obras de reforma do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Em Rio Claro, a partir das 13 horas, Graziano acompanha a assinatura de dois convênios. A Prefeitura da cidade assina compromisso de co-gestão com a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, para realizar investimentos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Horto Florestal), criando um pólo turístico-ecológico. Também, como em Campinas, assina convênio com a CETESB, para licenciamento de empreendimentos de impacto ambiental local.

Criança Ecológica

A turma da criança ecológica está crescendo. O projeto será expandido para o interior do Estado. Na quinta-feira, dia 4, a Secretaria do Meio Ambiente lança a proposta em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, às 10 horas, na EMEF Alfeu Luis Gasparini, que será a escola piloto da idéia. A prefeitura implantará cinco unidades do Criança Ecológica: Parque Luís Roberto Jabali – Curupira (Flora), Parque Ecológico Angêlo Rinaldi – Horto Municipal (Flora), Parque Guarani (Água/ Aqüífero Guarani), Bosque e Zoológico Municipal (Fauna e Flora) e Estação de Tratamento de Esgoto (Poluição).

Em Sorocaba, o projeto Criança Ecológica será lançado às 15 horas, no Colégio Professor Duljara F. de Oliveira, atendendo inicialmente 16 escolas municipais. A cidade terá três unidades do projeto: Parque da Biquinha (agenda cinza), Parque Água Vermelha (agenda azul) e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (agenda verde).

Nas duas cidades, as prefeituras assumem todos os custos da implantação e manutenção do projeto Criança Ecológica e a SMA auxilia com conteúdo pedagógico.