Secretaria de SP vai imunizar 14,2 milhões contra rubéola

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

qua, 09/01/2008 - 14h17 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Após o aumento no número de casos de rubéola registrado no ano passado, autoridades de saúde decidiram intensificar a vacinação em 2008. No Estado de São Paulo, a campanha está prevista para agosto, quando devem ser vacinados 14,2 milhões de paulistas, segundo estimativa da Secretaria da Saúde.

Somente em 2007, foram confirmados 1.351 casos em São Paulo, ante apenas 86 do ano anterior. No País, 19 Estados tiveram surtos da doença, concentrados em 480 municípios. A previsão é que todos os Estados com casos de rubéola façam campanhas de vacinação.Deverão comparecer para a imunização pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

Um dos objetivos é cumprir a meta assumida pelo Brasil no pacto da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para erradicar a doença do continente até 2010. Porém, somente no ano passado houve um aumento de mais de quatro vezes no número de casos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 1.631 confirmações da doença em 2006, subindo para 6.885 em 2007. O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais teve registros de rubéola, com 2.005 casos. Em 2006, foram apenas 14 casos.

A campanha de vacinação estará focada no público masculino, que responde por 60% dos casos de rubéola em São Paulo.

Segundo a médica Andrea Sanajotta, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, a maior incidência em homens é uma conseqüência da campanha realizada em 2001 para imunizar mulheres na faixa etária entre 15 e 29 anos. À época, a proposta era prevenir a síndrome da rubéola congênita – quando a doença ocorre durante a gestação, podendo provocar aborto espontâneo ou malformação fetal.

Atualmente, no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação contra a doença é indicada para crianças com 1 ano de idade. O reforço ocorre entre 4 e 6 anos. O SUS também oferece a imunização, em qualquer época do ano, para pessoas nascidas a partir de 1960 que não receberam a vacina ou não tiverem comprovação na carteira de vacinação. O vírus causador da rubéola é transmitido por via respiratória. Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.

MENINGITE

Segundo o secretário da Saúde do Guarujá, Benjamin Rodriguez Lopez, o Instituto Adolfo Lutz confirmou ontem os cinco casos de meningite registrados na cidade. Um dos pacientes havia morrido em dezembro.