Secretaria de Saúde garante clínica para dependentes de álcool e drogas no Alto Tietê

Diário de Suzano

seg, 15/06/2009 - 9h17 | Do Portal do Governo

O secretário estadual adjunto de Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, garantiu ontem que o Alto Tietê receberá até o final do ano uma clínica pública para adultos dependentes de álcool e drogas. A informação foi confirmada ontem durante reunião entre Paschoa e representantes da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), na capital.

Agora, até o próximo dia 29, a Acat deve escolher a cidade em que a clínica será estruturada. Com a definição do município, um projeto da unidade deve ser encaminhado a Secretaria de Estado de Saúde, que realizará os investimentos necessários para implantação do centro de reabilitação de dependentes.

Segundo Paschoa, a unidade que será instalada na região é muito parecida com a que foi inaugurada recentemente em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista. A clínica conta com 30 leitos e o período máximo de internação de cada paciente é estimado em um mês.

O modelo adotado em São Bernardo deve atender anualmente cerca de 350 pacientes, maiores de 18 anos, com tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos prontos-socorros.

“Vejo com bons olhos a instalação de mais unidade. Temos uma grande preocupação com o problema da dependência de álcool e drogas e essa proposta da Acat vem de encontro com a forma que a secretaria pensa para estruturar um sistema de saúde mental e particularmente de dependentes de drogas”, disse Paschoa.

Atualmente só existe atendimento público na região para dependentes de álcool e drogas de curta permanência. As internações são feitas no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes ou no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba.

Na unidade a ser implantada no Alto Tietê, além da desintoxicação, o paciente terá o tratamento planejado em três linhas de ação: psiquiátrica, psicológica (terapia comportamental) e de autoajuda (grupos de apoio, como o Alcoolicos Anônimos e Narcóticos Anônimos). A ideia é que a clínica funcione como um modelo para outras iniciativas, especialmente em municípios com universidades que possam estar integradas ao programa de reabilitação.

O presidente da Acat e da Câmara de Suzano, Israel Lacerda (PTB), elogiou a postura da Secretaria de Saúde, que recebeu os representantes Associação para discutir o projeto. Além de Lacerda, também participaram ontem da reunião na capital os presidentes das câmaras de Arujá, Valmir Moreira dos Santos (PMDB); de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva (PMDB); de Biritiba Mirim, Valdivino Ferreira dos Santos (PRTB); de Guararema, Djalma de Faria (PSDB); de Itaquá, Genival Soares de Lima (PSDC); de Poá, Ricardo Massa (PP); e de Santa Isabel, Paulo Sérgio Berto (PSDB).