Secretaria de Meio Ambiente inicia projeto de compostagem com podas de árvores

Imprensa Livrre/Litoral

qua, 13/05/2009 - 10h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela inicia um projeto piloto de compostagem com podas de árvores no município.

De acordo com o biólogo André Laudanna Patrício, que é coordenador de gestão ambiental da secretaria, o grupo atualmente está trabalhando com a primeira produção de adubo produzido pela poda de árvores da prefeitura. “Nós pegamos uma parcela do lixo de poda e transformamos em adubo para ser utilizado nas praças e no viveiro municipal, diminuindo o gasto com esses materiais”, ensina.

O objetivo do projeto é reduzir a pilha de podas de árvores que são depositadas no aterro, já que uma das principais preocupações da atual administração é preservar o município e fazer a sua parte na diminuição de efeitos do aquecimento global. “Já estamos estudando uma maneira de reduzir essa pilha de composto”, explica.

Inicialmente, o projeto conta com uma máquina picadeira, que foi doada pelo Fundo Estadual para o Combate à Poluição e estava desativada há quase dois anos. “No início da administração o prefeito Toninho Colucci, deu ordem para que arrumassem a máquina. Então demos serventia para ela”, comenta.

Depois de picados, os galhos de árvores passam por um período de descanso, onde o material deve ser curtido. Após esse processo o composto é misturado com terra mineral e pode ser utilizado para plantação de mudas.

Segundo Patrício, as pessoas que estiverem interessadas em fazer a compostagem em casa e estiverem com dúvidas sobre o processo podem procurá-lo na Secretaria do Meio Ambiente, situada ao final da Rua José Bonifácio.