Secretaria de Educação cria curso de ensino de português para deficientes auditivos

Diário de Suzano

seg, 22/06/2009 - 8h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação vai oferecer aos professores de ciências, história, geografia e educação especial um curso de orientação técnica de ensino de língua portuguesa para portadores de deficiência auditiva. Serão capacitados 364 educadores no Centro de Apoio Especializado (Cape), da Secretaria.

O objetivo é capacitar professores de outras disciplinas para trabalhar a grafia com alunos que apresentem deficiência auditiva. Até agora, essa tarefa coube apenas aos professores da língua portuguesa, responsáveis pela alfabetização.

O mesmo curso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, também no Cape.

A Secretaria atende cerca de 290 alunos com deficiência auditiva nos ensinos Fundamental e Médio do Estado, que serão beneficiados pelo programa de atualização de professores. “Investir no treinamento constante de professores é fundamental para garantir a inclusão destes alunos. Com professores capacitados, damos um passo decisivo para melhorar a aprendizagem dos estudantes”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

As aulas serão ministradas por profissionais do Cape e por Maria Cristina Pereira, professora de Linguística da Pontifícia Universidade Católica (PUC ) e membro da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios de Comunicação da PUC.

O Cape é o órgão responsável pela produção de materiais destinados aos alunos portadores de necessidades especiais. Além disso, o departamento realiza um trabalho especializado para identificar alunos superdotados, com déficit de atenção ou hiperatividade. A equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos e professores especializados.