Secretaria da Saúde abre 470 vagas para estudantes

Diário de S.Paulo - quinta-feira, 8 de abril de 2004

qui, 08/04/2004 - 15h46 | Do Portal do Governo

PAULA ALFACE

Candidatos devem ser universitários e cursar entre o primeiro e o penúltimo ano. Inscrição tem de ser feita pela internet, no site www.saude.sp.gov.br

A Secretaria Estadual da Saúde abriu 470 vagas para universitários da Capital e Grande São Paulo no projeto Jovens Acolhedores. Os estudantes receberão remuneração mensal de R$ 350 e atuarão nos hospitais e centros de saúde, no atendimento à população. O contrato será de um ano. Os interessados têm até dia 21 para preencher, gratuitamente, o formulário de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br.

Para participar da disputa os universitários precisam ser alunos de uma das universidades conveniadas à secretaria (veja lista no quadro) em alguns cursos específicos, não somente ligados à área de saúde (lista completa disponível no site www.saude.sp.gov.br). Além disso, é preciso cursar entre o primeiro e penúltimo ano do curso, com disponibilidade de trabalho de 25 horas semanais – que podem ser manhã ou tarde – e residir próximo ao endereço de trabalho.

O site da secretaria traz o nome dos hospitais, centros de saúde e o número de vagas disponível em cada um. O maior número de vagas (105) está fora da Capital, nas cidades de Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Osasco, Guarulhos e Mogi das Cruzes. Na cidade de São Paulo, a Zona Sul oferece 102 vagas; a Zona Norte, 98; a Zona Leste, 99; a Região Central, 60; e a Zona Oeste, somente 6. Na ficha de inscrição, o candidato deverá indicar pelo menos duas unidades onde teria interesse em atuar, indicando nome e endereço.

A seleção será feita por sorteio eletrônico. Os convocados passarão por treinamento para atuar na função e, depois disso, serão divulgados os nomes dos classificados. O Programa Jovens Acolhedores funciona, há um ano, em um projeto piloto no Hospital do Mandaqui. Com a seleção dos jovens, será implementado em outras unidades da cidade e Região Metropolitana. A intenção é humanizar o atendimento, com os jovens acolhendo, confortando e orientando os pacientes e seus parentes. Até o fim do primeiro semestres, outras 30 vagas para universitários devem ser criadas, mas ainda não foram divulgadas data de convocação e local de atuação.