Secretaria da Justiça lança campanha contra exploração sexual no Vale do Ribeira

Gazeta do Litoral/Praia Grande

seg, 25/05/2009 - 8h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), do Comitê Interinstitucional de  Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da Fundação Instituto de  Terras do Estado de São Paulo (Itesp), promove nesta sexta-feira, 22 de maio,  o  lançamento  da  Campanha  contra  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na região do Vale do Ribeira.

Na  ocasião,  será  realizado o II Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas  para  fins de Exploração Sexual, modalidade criminosa que, segundo dados  da  Organização  das  Nações Unidas (ONU), só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.

Os  objetivos  da  ação  são:  a redução da vulnerabilidade das comunidades quilombolas  e  a  conscientização da população sobre o crime do tráfico de pessoas  e  os  canais de denúncia disponíveis. Durante todo o ano de 2009, serão  realizados  seminários,  feiras  educativas,  exposições, concursos, entre outras atividades relacionadas ao tema.

“O objetivo é contribuir para a redução deste crime conscientizando agentes públicos  e a sociedade em geral bem como agindo para desarticular as redes de tráfico de pessoas, construir políticas públicas que ajudem a prevenir e evitar  a atividade criminosa e superar o preconceito contra suas vítimas”, afirma  o  Secretário  da  Justiça  e  da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey.

O  material  desenvolvido  para esta campanha pretende gerar a reflexão e a sensibilização   para   a   criação   de  políticas  públicas  eficazes  no enfrentamento  a  esta  prática  criminosa e resulta do trabalho feito pelo NETP  e  o  Itesp  contra  o aliciamento de pessoas para fins de exploração sexual a partir da opinião dos quilombolas sobre a temática.

Sobre o NETP

O Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é resultado de uma  ação conjunta do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e parceiros  ligados  ao  tema, como Consulado dos Estados Unidos, Serviço da Mulher Marginalizada (SMM).

O NETP, integrante do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, desenvolve ações que contemplam os três  eixos  indicados  pela  Política e Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: prevenção, repressão, e responsabilização e atendimento integral às vítimas.