Secretaria da Cultura oferece cursos

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

seg, 21/02/2005 - 8h48 | Do Portal do Governo

Elas são gratuitas e serão realizadas a partir do próximo mês. Interessados precisam fazer inscrição e passar por processo seletivo para concorrer às mais de 33 mil vagas no Estado e 954 atividades de formação

ANDRÉA BOTELHO

A partir de março, a Secretaria de Estado da Cultura vai ministrar, por meio de oficinas culturais, cursos gratuitos em diversos segmentos – de teatro a marcenaria. As inscrições já estão abertas e alguns prazos terminam hoje. Por isso, é preciso apressar-se.

As aulas serão realizadas em oficinas culturais espalhadas pela cidade e pelo interior paulista. Boa parte das escolas aceita alunos com idade a partir de dez anos. Basta ter interesse em participar do curso. (Confira algumas opções e endereços no quadro ao lado.)

Ao todo, são 954 atividades de formação e mais de 33 mil vagas no Estado. Haverá aulas de teatro, artes plásticas, música, cinema, vídeo, fotografia, rádio, entre outras áreas.

Para participar, é preciso fazer a inscrição diretamente na oficina onde será ministrado o curso de interesse. Todos os candidatos, porém, passarão por um processo seletivo, com aula-teste, análise de currículo e entrevista.

Os aprovados deverão desembolsar R$ 10,00 como taxa de matrícula. O valor cobrado cairá à metade, para R$ 5,00, se o participante for estudante, idoso ou aposentado. As pessoas que declararem, por escrito, não ter recursos para bancar o custo podem ficar isentas, dependendo da análise do coordenador do curso ou do responsável pela oficina. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas oficinas ou no site www.oficinasculturais.sp.gov.br.

Oportunidades no interior e no litoral

No interior, existem oficinas culturais nas cidades de Bauru, Campinas, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e Sorocaba. No litoral, os interessados podem participar dos cursos oferecidos nas cidades de Iguape e Santos. Os endereços podem ser obtidos também no site www.oficinasculturais.sp.gov.br.