Saúde realiza megablitz educativa da lei anti-fumo

Assis Notícias

ter, 30/06/2009 - 8h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar, nos próximos dias, uma megablitz educativa sobre a lei anti-fumo pelo Estado de São Paulo. Ao todo, além da capital paulista, mais 27 cidades receberão as blitze, que terão a finalidade de orientar sobre a nova legislação que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo.

Serão mais de 250 fiscais que irão orientar proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos, além de tirar dúvidas dos clientes, sobre as medidas previstas na nova legislação. Serão distribuídas aos proprietários e responsáveis cópias da nova legislação e do decreto que a regulamenta. Os fiscais irão orientar sobre medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos até 7 de agosto, quando a lei entra em vigor, como remoção dos cinzeiros, eliminação dos fumódromos e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

Um monoxímetro será disponibilizado pelos agentes para medir a contaminação de garçons e freqüentadores dos estabelecimentos por monóxido de carbono, em razão da exposição à fumaça do cigarro nos ambientes fechados. A realização do teste será voluntária. Também haverá monoxímetros para medir a poluição ambiental.

Com essa ação, a Secretaria espera disseminar, principalmente, a cultura do ambiente livre de tabaco, além de divulgar as informações necessárias sobre a lei aos estabelecimentos que estão sujeito a fiscalizações.

“Trata-se de uma iniciativa que visa educar antes de punir. Nossa principal preocupação é que os ambientes fechados fiquem livres da fumaça do cigarro. O ideal é que os estabelecimentos se adaptem a esta nova realidade sem necessidade de multas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Veja a lista das cidades que participarão da megablitz:

São Paulo
Araçatuba
Araraquara
Assis
Barretos
Bauru
Botucatu
Campinas
Caraguatatuba
Franca
Franco da Rocha
Itapeva
Jales
Marília
Mogi das Cruzes
Osasco
Piracicaba
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Registro
Ribeirão Preto
Santo André
São João da Boa Vista
São José do Rio Preto
São José dos Campos
Santos
Sorocaba
Taubaté