Saúde faz mutirão de atendimento no Estado

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 22 de outubro de 2004

sex, 22/10/2004 - 9h41 | Do Portal do Governo

Com o mutirão, a secretaria espera reduzir em 50% as
filas em determinadas áreas cirúrgicas Pacientes serão recebidos amanhã em 40 hospitais do Interior, Baixada e da Grande São Paulo. Serão oferecidas consultas em várias especialidades médicas, exames e cirurgias eletivas

BRUNO TAVARES

A Secretaria de Estado da Saúde realiza amanhã, das 8h às 17h, um mutirão de saúde em 40 hospitais e complexos hospitalares da região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Interior. As unidades irão oferecer consultas em diversas especialidades médicas, além de exames clínicos e laboratoriais. Pacientes em fila de espera para cirurgias eletivas (sem urgência) também serão atendidos.

Estão programados dois tipos de mutirão: 14 hospitais estarão abertos à população para consultas, exames e campanhas de prevenção. O restante receberá somente os pacientes em fila de espera. ‘O agendamento de cirurgias eletivas costuma ser muito demorado. Nessa ação, recomendamos aos hospitais que marcassem aquelas em que a fila de espera era maior’, explica Márcio Cidade Gomes, coordenador de Saúde da Grande São Paulo.

Com o mutirão deste fim de semana, a secretaria espera reduzir, em média, em 50% as filas em determinadas áreas cirúrgicas. O coordenador garante que o grande número de operações num só dia não vai prejudicar o atendimento de emergência nos hospitais, já que, nos fins de semana, a demanda costuma ser menor. ‘A grande vantagem dos mutirões é que eles otimizam tanto recursos humanos quanto financeiros’, comentou Gomes. Esta é a primeira vez que a Secretaria de Saúde organiza um atendimento simultâneo em vários hospitais do Estado. Na maioria das vezes, cada unidade de saúde organiza o seu mutirão.

Ainda segundo o coordenador, a decisão de lançar a campanha não tem relação com a greve de 45 dias deflagrada por servidores estaduais da Saúde entre maio e junho deste ano. Gomes também nega que o mutirão tenha fins eleitoreiros. ‘Essa ação engloba todo o Estado, inclusive cidades onde não haverá segundo turno. O mutirão está sendo feito agora porque o planejamento é demorado’, afirma.

A Secretaria de Saúde disponibilizou três telefones para que a população tire suas dúvidas. Moradores da Capital poderão telefonar para o número 150. Os pacientes de outras cidades da Grande São Paulo, Interior e Baixada Santista deverão ligar para (0xx11) 3066-8065 ou 3066-8684.