Saúde busca 800 voluntários

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 11 de agosto de 2006

sex, 11/08/2006 - 11h10 | Do Portal do Governo

Secretaria Estadual precisa de homens saudáveis, com idades entre 18 e 70 anos, para pesquisa do Papiloma Vírus

A Secretaria de Estado da Saúde procura 800 homens saudáveis, com idades entre 18 e 70 anos, para pesquisa sobre o Papiloma Vírus (HPV). O HPV é um vírus que, em geral, é transmitido na relação sexual. Há vários tipos de HPV, alguns causam verrugas conhecidas como crista-de-galo. Outros podem provocar, em mulheres, tumores no colo do útero ou câncer.

O estudo é inédito no mundo e terá duração de quatro anos. O voluntário que passar pelo recrutamento passará por exames gratuitos a cada seis meses.

Para participar, basta o homem nunca ter tido verruga genital ou oral e ser HIV negativo.

O projeto inclui, além de São Paulo, Estados Unidos e México. Ao todo, serão pesquisados 3.000 homens ao longo dos quatro anos.

De acordo com o urologista Roberto José Carvalho da Silva, o objetivo é conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. “Hoje não existe tratamento para destruir o vírus. Pretendemos contribuir para o avanço do conhecimento sobre a infecção. Assim, poderemos desenvolver programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV, tanto em homens quanto em mulheres”, explica.

Com o resultado da pesquisa será possível conhecer melhor o comportamento do vírus e assim criar estratégias de prevenção, como uma vacina anti-HPV em homens. “Quase todos os homens que têm HPV não sabem, pois o vírus não provoca sintomas”, acrescenta.

Acompanhamento por 4 anos

Os participantes da pesquisa serão submetidos a dez consultas clínicas ao longo dos quatro anos, incluindo exame físico e análise laboratorial gratuitas de HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e testes de DSTs, como gonorréia e sífilis.

Os voluntários preencherão questionários para determinar fatores de risco sociais e comportamentais associados à infecção pela doença.

Interessados em participar podem obter informações pelo telefone (11) 5549-1967, ou pelo e-mail estudohim@crt.saude.sp.gov.br.