Saresp mobiliza 100 mil estudantes

ValeParaibano - Terça-feira, 8 de novembro de 2005

ter, 08/11/2005 - 12h36 | Do Portal do Governo

Ensino Público

Prova para avaliar qualidade de ensino será aplicada amanhã pela Secretaria Estadual de Educação; novidade é matemática

São José dos Campos

Pelo menos 100 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de São José dos Campos participarão amanhã e quinta-feira do do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado), promovido anualmente pela Secretaria Estadual de Educação.

A previsão da secretaria é que em todo o Estado cerca de 5 milhões de estudantes serão avaliados pelo sistema, dos quais 4,4 milhões são da rede estadual de ensino.

A prova é obrigatória somente na rede estadual, mas a Secretaria abre a possibilidade de participação de escolas municipais e particulares.

A principal novidade deste ano é a inclusão da disciplina de matemática no rol de avaliação das habilidades dos alunos do ensino fundamental e médio.

Além disso, os estudantes vão mostrar também suas habilidades de leitura e escrita, com questões extraídas do conteúdo programático da grade curricular do ano letivo em curso.

O Saresp foi implantado em 1996 e até 2000 avaliava apenas as duas séries do ensino fundamental ou médio. Em 2000, foram avaliadas três séries. A partir de 2003, participaram todos os estudantes da 1º à 8º séries do ensino fundamental e da 1º à 3º séries do ensino médio.

AFERIÇÃO – De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o Saresp não tem caráter punitivo, pois não tem a finalidade de avaliar o aluno e sim a qualidade de ensino de cada escola e, portanto, do sistema de ensino.

A coordenadora do Saresp na Secretaria de Educação de São José dos Campos, Terezinha Faria Rosa, considera a avaliação um importante instrumento para balizar o ensino oferecido no sistema público de educação.

Estudantes da rede de ensino municipal de São José participam oficialmente do sistema pela segunda vez este ano. No total, 32.210 alunos vão responder aos questionários do Saresp.

‘Achamos que o sistema serve de termômetro para identificar possíveis falhas pedagógicas e, assim, nos possibilitar correções de rumo’, diz Terezinha.

PROVAS – Os alunos das 1º E 2º séries do ensino fundamental responderão a 8 questões de matemáticas e 8 de leitura e escrita. Os das 3º e 4º séries responderão a um conjunto de 20 questões.

Já os alunos de 5º à 8º séries vão responder a 26 perguntas de matemática e 26 de leitura e escrita. Haverá ainda prova de redação.

Os alunos também responderão a um questionário socioeconômico e cultural, além de informações pessoais, sobre sua trajetória escolar e suas percepções sobre os professores e da escola.

SIMULADO – Algumas escolas municipais chegaram a realizar ‘simulados’ para a prova que será aplicada amanhã pela Secretaria Estadual de Educação.

Os primeiros dados do Saresp 2005 estarão disponíveis em fevereiro de 2006, com acesso restrito e confidencial às escolas e diretorias de ensino.

Os dados gerais de desempenho dos alunos serão divulgados em abril de 2006.