Saresp: governo paga por cidade

Jornal da Tarde

ter, 21/04/2009 - 11h50 | Do Portal do Governo

Objetivo é conseguir maior adesão das redes municipais. Prova deve acontecer em novembro

O governo Serra (PSDB) financiará a participação de escolas públicas municipais no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para atrair mais municípios para o exame. A prova, que acontece desde 1996, é obrigatória para a rede estadual e optativa para a municipal. Em 2008, das 645 cidades do Estado, 183 aderiram (28%).

Até o ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Educação, as prefeituras tinham de contratar a participação diretamente com a empresa responsável pela confecção do exame. A partir de agora, elas irão aderir por meio de um convênio do qual participam também pasta e a Fundação para Desenvolvimento da Educação.

Os municípios continuarão a ter alguns gastos, como a capacitação e locomoção de quem vai fazer a prova, mas o custo da prova fica a cargo do Estado. A expectativa da secretaria é que, com o benefício, o número de cidades participantes se aproxime da totalidade dos municípios paulistas. A capital, por já ter sistema de avaliação de rendimento próprio (Prova São Paulo) deve ficar de fora.

Participam do Saresp séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. São avaliados os conhecimentos em português e matemática. O exame está previsto para ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro – no último dia, só nas escolas estaduais, pois também terão questões de ciências humanas (história e geografia).

A partir de dados do Saresp 2008, o Jornal da Tarde mostrou em março que 26 mil alunos da 4ª série do ensino fundamental de escolas estaduais não entendem o que leem – cerca de um quarto dos avaliados. Eles tiveram nota entre abaixo do básico e básico.