Saresp avalia 2,1 milhões de estudantes hoje e amanhã

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 27 de novembro de 2008

qui, 27/11/2008 - 13h57 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A Secretaria de Estado de Educação aplica hoje e amanhã as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para cerca de 2,1 milhões de estudantes: 1,8 milhão da rede estadual e 340 mil de escolas particulares e municipais.

Inicialmente, os exames iriam ocorrer anteontem e ontem, mas foram remarcados devido às chuvas que atingiram o Rio -onde acontece a impressão- no dia 17 e destruíram grande parte das provas do programa.

Neste ano, o Saresp avaliará alunos de segunda, quarta, sexta e oitava séries do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio.

Estudantes da segunda série do ensino fundamental terão questões abertas, em língua portuguesa e matemática. Para a quarta série serão 24 testes em língua portuguesa e matemática.

Para alunos de sexta e oitava séries do fundamental e terceira do ensino médio, o exame também terá 24 testes, mas com a inclusão de questões sobre ciências.

A redação será exigida para todas as séries, com exceção da segunda.

Enade

Hoje é o último dia para quem não fez o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) enviar a justificativa para o MEC. As instruções e o modelo do documento estão no site do Inep (www.inep.gov.br). A justificativa deve ser enviada pelo correio -será considerada a data de postagem.