Saresp: alunos têm bom desempenho

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 24 de junho de 2004

qui, 24/06/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

RENATA CAFARDO

O governo divulgou ontem números surpreendentemente bons sobre o desempenho dos alunos das escolas estaduais no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Em todas as séries, a maioria dos estudantes acertou mais de 50% da prova.
As notas da redação também aparecem acima da média. Apesar de enumerar as iniciativas do governo que teriam levado ao resultado, o secretário da Educação, Gabriel Chalita, se disse surpreso. Educadores e entidades questionaram os números.

O Saresp é um exame externo, realizado pela Fundação Carlos Chagas a pedido do governo, que existe desde 1996. Este, no entanto, foi o primeiro ano em que a prova foi realizada com todos os alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio. Até então, ela era feita por amostragem, em apenas algumas séries. Mais de 4,2 milhões de estudantes – 89,4% do total da rede estadual – participaram.

Foram testadas habilidades de leitura, interpretação de textos e escrita. “Foi quebrado o mito de que escola pública é ruim”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Alckmin agradeceu aos professores “pelo esforço de capacitação” e mencionou os programas do governo que dão formação aos profissionais por meio de teleconferências ou presencialmente. “A realidade que vemos no dia-a-dia da sala de aula é outra”, diz o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Carlos Ramiro. “Milagres existem”, ironiza.

A prova teve perguntas difíceis, fáceis e médias e utilizou textos de publicidade, jornais e literários.