São Sebastião ganha duas bases da Polícia Militar até o verão

Vale Paraibano - 16/06/02

dom, 16/06/2002 - 12h40 | Do Portal do Governo

Moradores de São Sebastião decidiram se mobilizar para garantir mais segurança nos bairros das costas sul e norte do município. Duas novas bases para a Polícia Militar serão construídas por meio de uma parceria entre o Estado, a prefeitura e SABs (Sociedade Amigos de Bairro).

Os bairros beneficiados serão o Canto do Mar, costa norte, e Barra do Una, costa sul. O objetivo é agilizar o atendimento de ocorrências nas duas regiões. A meta é terminar as obras antes da próxima temporada de verão.

Segundo a Segurança Pública do Estado, o município registrou nos três primeiros meses do ano um aumento de 362,5% nos casos de furto e roubo de veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os números de roubos e furtos também cresceram 40,82% e 26,61%, respectivamente. Grande parte das ocorrências aconteceu em janeiro, mês de maior movimento no litoral.

A base do bairro Canto do Mar, considerada estratégica por estar na divisa do município, será instalado na parte superior do prédio da Regional Costa Norte, na rodovia SP-55, e deverá entrar em operação em um mês. O aluguel será pago pela prefeitura.

O pelotão conta hoje com 12 policiais e 3 viaturas mas, por falta de sede, está alojado no prédio da 1ª Companhia da PM, localizada no bairro da Topolândia, região central.

COSTA SUL – A base de Barra do Una, costa sul, será construída em um terreno cedido pela prefeitura. A obra, estimada em R$ 120 mil, ficará a cargo da SAB.

‘Um órgão sozinho não faz nada. A polícia precisa trabalhar em parceria com a comunidade’, disse o tenente Fernando Marcos Pedroso, comandante da 1ª Companhia de São Sebastião.

Segundo o comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Sebastião Souza Pinto, a unidade abrigará 19 soldados que serão transferidos para a região no mês de agosto. Além disso, a base terá três viaturas.

Atualmente, a costa sul conta com uma base em Boiçucanga, formada por cerca de 20 policiais, que cobrem mais de 60 quilômetros de costa.

‘A criação dessa base irá facilitar as ações da polícia’, disse Souza Pinto.

Além da construção da base, a SAB de Barra do Una comprometeu-se a construir quatro casas, que serão doadas em comodato aos policiais que vierem morar na região com suas famílias.

‘Não queremos um bairro violento e não dá para ficar só reclamando. O governo não consegue resolver o problema sozinho, a sociedade deve participar’, disse o presidente da SAB, Fernando Gonçalves da Silva.