São Paulo terá Nova Marginal do Tietê

O Serrano/Serra Negra

seg, 08/06/2009 - 8h45 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab apresentaram nesta quinta-feira, 4, as obras da Nova Marginal do Tietê. Serão ampliados de cada lado 23 quilômetros de pistas criando-se três novas faixas, além da construção de sete obras de artes especiais (OAE), sendo quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/ Castelo Branco) e três viadutos para melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa.

O empreendimento total está orçado em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. A previsão de conclusão da obra para pistas auxiliares é março de 2010 e para complexos/obras de arte outubro de 2010. A Dersa, em conjunto com a CET, está desenvolvendo um plano de monitoramento e desvios para minimizar os impactos no trânsito durante a execução da obra.

A construção da Nova Marginal será dividida em três trechos. Um de responsabilidade da Dersa, que vai do viaduto da CPTM (região da Lapa) até a confluência com a rua Ulisses Cruz, no Tatuapé, num total de 15,2 km. A concessionária AutoBan é responsável pelo trecho de 4 quilômetros, que vai do viaduto da CPTM até o Cebolão (rodovia Anhanguera). Já a concessionária que assumirá a rodovia Ayrton Senna, será responsável pelo trecho do Tatuapé à Ayrton Senna, no total de 3,5 quilômetros.

Benefícios

Atualmente, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico, representando 25% do total de congestionamento medido na cidade de São Paulo. Para se ter uma idéia, o desperdício de tempo significa 1,7 milhão de horas/ano e o de combustível, 1,5 milhão de litros/ano.

Com as obras, o tempo das viagens diminuirá cerca de 35%. Gargalos como nos bairros do Tatuapé, Bom Retiro e Santana serão amenizados, graças à construção de novas pontes e viadutos. O tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes terá fluxo mais rápido. Junto com o Rodoanel e o Complexo Anhanguera, a Nova Marginal pretende aliviar o trânsito nas principais interligações de bairros de São Paulo e evitar o trânsito de veículos de passagem por bairros e o centro da cidade. Entre os benefícios indiretos da obra está a criação de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Compensações ambientais

O programa de compensação ambiental prevê o plantio de cerca de 83 mil árvores ao longo da marginal e vias de acesso à mesma com melhoria de todo o calçamento existente.

Haverá investimento no Programa Várzeas do Tietê (vinculada a Secretaria de Energia e Saneamento), com objetivo de preservação da mesma, incluindo a execução de ciclovia como também Estrada Parque ao longo de 23,3 Km de extensão, com os seguintes benefícios:

Reassentamento das famílias ao longo da Várzea do Rio Tietê como também controlar as vasões do trecho de jusante do Rio Tietê;

Melhorar as condições ambientais na área de intervenção (implantação de sistemas de saneamento / intervenções hidráulica e recuperação ambiental);

Criar opções de lazer, cultura, turismo, educação e prática de esportes para a população dos municípios;

Proporcionar a sustentabilidade ambiental e econômica mediante a criação de unidade de conservação, como também o plantio de 65 mil árvores.