São Paulo tenta vender álcool para a Alemanha

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 01de Setembro de 2005

qui, 01/09/2005 - 15h25 | Do Portal do Governo

Cleide Silva

Empresários brasileiros se reúnem na próxima semana com dirigentes de montadoras na Alemanha para discutir a substituição do aditivo usado na gasolina pelo álcool. Eles vão acompanhar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em visita à Baviera e informar da disposição de São Paulo em exportar o combustível. Eles viajam sábado.

Devem participar do encontro representantes da Volkswagen, Audi e BMW. Os brasileiros vão expor a vantagem da mistura de 5% de álcool à gasolina, o que resultaria em queda de 4% na emissão de poluentes. Segundo o secretário do Meio Ambiente, José Goldenberg, que estará na comitiva, os alemães usam aditivos derivados de petróleo. No Brasil, a composição da gasolina tem mais de 20% de álcool.

A Alemanha produz álcool de beterraba e outros vegetais. Se aprovar a mistura de 5%, não terá combustível suficiente, ‘o que vai abrir mercado para exportações do Brasil’, diz Goldenberg. A frota na Baviera é estimada em 7,3 milhões de carros.

O grupo participará de outras reuniões, uma delas com o primeiro- ministro da Baviera, Edmund Steiber. Participarão da comitiva Paulo Skaf (Fiesp), Cláudio Vaz (Ciesp), Romeu Chap Chap (Secovi), Alfredo Cotait Neto (Chamber), Luiz Roberto Gonçalves (Associação Comercial), Rolf-Dieter Acker (Basf e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), José Américo Ribeiro dos Santos (Associação Centro de Logística de Exportação) e Salim Taufic Schain (Schain Engenharia).