São Paulo reunirá jovens empreendedores de 50 países

Valor Econômico - Quarta-feira, 27 de setembro de 2005

qua, 28/09/2005 - 14h48 | Do Portal do Governo

Andrea Giardino
De São Paulo

O Brasil foi escolhido para sediar o 10º Congresso Mundial de Jovens Empreendedores, que acontecerá em março do próximo ano, em São Paulo. Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento pretende incentivar a criação de novos negócios em mercados emergentes.

O anúncio foi feito ontem pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, pelo presidente da Universidade Mundial de Comércio, Sujit Chowdhury, e pelo presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Atualmente, o Brasil é considerado o sétimo país mais empreendedor do mundo, com um universo de 15 milhões de pessoas à frente de pequenas e médias companhias. Desse total, 12,6% têm idade entre 18 e 24 anos, enquanto 17% estão na faixa dos 25 aos 34 anos.

Mas apesar do alto índice de empreendedorismo no país, a maioria dos negócios surge em conseqüência a falta de emprego e de renda. ‘Queremos mudar esse cenário que se caracteriza pelo grande número de empreendedores por necessidade’, afirma Chowdhury. ‘E as atividades devem ser inspiradas em oportunidades reais de negócios’.

A expectativa é de que a 10ª edição do congresso impulsione o potencial de negócios em setores como indústria, agronegócio, alimentação, serviços, turismo, moda, marketing, turismo e transporte. São esperados mil jovens empresários de 50 países.

Na ocasião serão realizados debates sobre temas como: negociações de mercados globais, o poder da marca, competitividade, financiamento, gestão de risco, desenvolvimento do setor privado, responsabilidade social e relações entre pequenas e médias empresas.

A iniciativa foi criada há 12 anos no Canadá e faz parte de um programa de parceria global, desenvolvido pela ONU em conjunto com governos, agências multilaterais e empresas multinacionais. ‘O objetivo é potencializar as parcerias globais público-privadas e promover o comércio e desenvolvimento sustentável em todos os países em desenvolvimento’, diz Chowdhury. Em edições anteriores, o congresso reuniu 5 200 participantes e foram assinadas 350 joint ventures, com valores que variam entre US$ 20 mil e US$ 35 milhões.