São Paulo lança amanhã seu selo de qualidade para café

Gazeta Mercantil - 17/6/2002

seg, 17/06/2002 - 13h09 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo lança, amanhã, no Palácio dos Bandeirantes, o Programa de Qualidade Selo São Paulo, que envolverá a certificação de vário produtos agroindustriais de qualidade superior, a começar pelo café.

Explica Nathan Herszkowicz, presidente da Câmara Setorial do Café, órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e do Sindicafé (Sindicato da Indústria do Café de São Paulo), que, em sua primeira fase, o Programa Qualidade Selo São Paulo vai identificar nas prateleiras dos supermercados e outros pontos de venda dois tipos de produto: os cafés dos tipos ‘Gourmet’ e ‘Superiores’, classificados conforme as Normas Técnicas para a Qualidade do Café Torrado e/ou Moído, publicadas no Diário Oficial do Estado em 13/11/2001 (Resolução SAA – 37).

O maior objetivo do selo é auxiliar no processo de tornar o Brasil um exportador de café industrializado, que tem maior valor agregado, no lugar de café em grãos. ‘Vamos seguir o exemplo da Alemanha que consegue ser a quarta maior exportadora mundial de café sem produzir um único grão em seu território. Principais importadores de café verde do Brasil, os alemães compram o grão brasileiro e depois reexportam o produto torrado e moído ou solúvel a preços até cinco vezes superiores aos valores pagos pela matéria-prima’, diz.

Qualquer indústria de torrefação de São Paulo poderá solicitar o sele de qualidade para seu café industrializado. Os primeiros produtos certificados com o Selo São Paulo de Qualidade, que terá bandeira paulista e os dizeres ‘Café Gourmet’ ou ‘Café Superior’, estão previstos para chegar ao mercado a partir de julho.

Sabor de Colheita

Começa amanhã também, a terceira edição da campanha ‘Sabor da Colheita do Café, que promove a degustação de cafés tipo gourmet em alguns dos mais sofisticados restaurantes da Capital. A campanha será lançada oficialmente pelo Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, durante o ‘Café da Manhã’ de inauguração do Programa de Qualidade Selo São Paulo. A campanha Sabor da Colheita sempre coincide com o período de colheita em São Paulo. O programa envolverá 17 restaurantes da Capital – Roanne, Rubayat Faria Lima, Rubayat Al. Santos, Tartari’s, Villas, Boi Preto, Boi 1000, Figueira, Intercontinental, Chalezinho, South’s Place, Grill Hall, Le Vin, All Seasons, Café Antique, Terraço Itália e Friccó di Frango. A cada semana participam três restaurantes que promovem a degustação de cafés durante seis dias. Durante os 40 dias de promoção, a campanha deve atingir a marca de 800 quilos de café consumidos, com o consumo de mais de 45 mil xícaras de expresso.

Regina Neves
De São Paulo