São Paulo formata roteiro para atrair visitantes

Gazeta Mercantil - Segunda-feira, 24 de outubro de 2005

seg, 24/10/2005 - 12h17 | Do Portal do Governo

Wallace Nunes
São Paulo

São Paulo, 24 de Outubro de 2005 – Região industrial, ABC revitaliza os pontos atrativos para desenvolver a atividade. A vila histórica de Paranapiacaba, – com acesso de trem pela Estação da Luz -, o Parque Estoril e a represa Billings serão as âncoras do Grande ABC para impulsionar o turismo na região metropolitana de São Paulo – que abrange 39 municípios.

Este diagnóstico faz parte do Congresso ‘Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista’, que, por quatro meses, formatou demandas do setor nos 645 municípios paulistas. ‘As cidades de Paranapiacaba e São Bernardo do Campo têm tudo para ser um referencial’, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fernando Longo, à frente do congresso. ‘Queremos explorar o local o ano inteiro e não somente no Festival de Inverno’, afirmou.

Para isso, Longo disse que a secretaria estadual já está em contato permanente com todos os prefeitos da região para catalogar novas atrações turísticas para a região do ABC.

Na última etapa do programa, realizado em São Bernardo do Campo, o prefeito da cidade, Willian Dib (PSB), mostrou que o município tem grande potencial turístico – que vai além das viagens de negócios.

Na sexta-feira, último dia do evento, participaram das discussões o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o secretário estadual do Turismo, Fernando Longo, e de vários prefeitos de estâncias turísticas de todo o estado.

Surpreso com o cronograma turístico apresentado pelo secretário Fernando Longo, o ministro admitiu que ‘não passava em sua cabeça’ que a cidade de São Bernanrdo, outrora um município conhecido pelo seu parque industrial, ressaltou a importância de se discutir o potencial turístico local e mecanismos para o seu desenvolvimento. ‘Programas como o que São Paulo está apresentando para expansão do turismo é o que pode realmente trazer a inclusão social e gerar renda’, ressaltou.

No encontro, foram apresentados painéis com diversos especialistas sobre gerenciamento turístico. O secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, fez um balanço das propostas discutidas nas etapas anteriores e com discussões sobre temas, como turismo para a 3ª Idade.

Hoje, segundo Fernando Longo, será iniciada a segunda fase do projeto, na qual 30 mil pessoas serão treinadas em cursos de capacitação e qualificação de profissionais de hotelaria, turismo e gastronomia em parceria com o Senac e Sebrae.

Para a secretária de Desenvolvimento de São Bernardo, Maria Alice Bergamo, o evento realizado foi uma oportunidade para mostrar que ‘muitas cidades’, a exemplo de São Bernardo, não se limitam ao turismo de negócios. ‘Vamos mostrar o potencial do Parque do Estoril, para o qual estamos empenhados em um projeto de revitalização e que serve como mais uma alternativa regional de atração turística’, afirmou.

Ainda segundo Maria Alice, existem ainda outros pontos turísticos a serem desenvolvidos na região. ‘A represa Billings, por si só, já é um deles’, afirma. Para ela, o grande problema é dar um bom aproveitamento desses recursos e saber divulgar todo esse potencial.

(Gazeta Mercantil/Gazeta do Brasil – Pág. 14)