São Paulo e México estreitam relações

Comércio de Jahu

ter, 18/08/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

O presidente do México, Felipe Calderón, visitou o Palácio dos Bandeirantes no último sábado, dia 15. Durante o encontro, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, e Calderón discutiram relações econômicas e comerciais entre São Paulo e o México.

Serra revelou importância da reunião feita com o presidente mexicano para questões empresariais, científicas e culturais. O estado brasileiro e o país norte-americano apresentam pontos estratégicos para fomentar o desenvolvimento de ambos os países.

Exemplo são os biocombustíveis paulistas. Institutos e universidades da região pesquisam o etanol como alternativa aos combustíveis fósseis. O Governo do Estado de São Paulo investe atualmente R$ 100 milhões para obter mais cana-de-açúcar por hectare e em pesquisas para a produção de polímeros, como o plástico, a partir de matérias orgânicas renováveis. São Paulo é o maior produtor brasileiro de cana-de-açúcar e etanol.

O presidente e o governador trocaram presentes ao final do encontro. Serra deu a Calderón uma bola de futebol feita com material reciclável e uma camisa de um time nacional. Calderón retribuiu o gesto com uma camisa da seleção mexicana com o nome de Serra gravado.